MoD UK realiza reparos nas pistas da Base da RAF nas Ilhas Falklands. O Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD UK) autorizou reparos na pista de pouso da Base Aérea da Royal Air Force (RAF), em Mount Pleasant, nas Ilhas Falklands, Atlântico Sul. As obras iniciarão em alguns dias, após a chegada do navio que transporta os equipamentos e materiais para a Ilha, distante aproximadamente 12 mil quilômetros do Reino Unido.
A obra está orçada em aproximadamente £ 20 milhões (US$ 26 milhões), e inclui a substituição de pavimento do pátio de estacionamento, recapeamento da taxiway “Foxtrot”, parte da pista principal de pousos e decolagens e suas cabeceiras.
“Trabalhar do outro lado do mundo requer uma colaboração ainda mais estreita com o UK Strategic Command, British Forces South Atlantic Islands, Mitie and Dyer and Butler para garantir o sucesso do projeto”, disse o Major Brad Southall, gerente do projeto..
Este novo contrato amplia outro em andamento, no valor de £ 8,9 milhões, assinado em abril de 2024, com o objetivo de trocar o pavimento de parte do sistema de pistas de táxi, chamado Air Loop. O trabalho de aproximadamente um mês realizado pela empresa Dyer and Butler, envolveu a remoção de milhares de toneladas do antigo concreto das taxiways, com mais de 40 anos, por novo pavimento asfáltico.
Em 2023, o Departamento de Infraestrutura de Defesa (DIO) do MD do Reino Unido, implementou medidas para estender a vida útil da pista de pouso da RAF Mount Pleasant, aplicando uma camada protetora.
“Temos sorte de ter o apoio de oito engenheiros militares da Brigade Royal Engineers. Eles realizarão o controle de qualidade e farão a ligação entre a equipe de obras e o pessoal da Base Aérea, para que possamos garantir a manutenção das operações do aeródromo”, disse o Major Southall.
Os reparos precisam ser concluídos antes do início do inverno no Atlântico Sul (março de 2025), para evitar o período de condições climáticas adversas, que impossibilitam os trabalhos durante os meses de inverno.
Desde o final do conflito com a Argentina em 1982, cerca de 1.500 militares britânicos ficam permanentemente estacionados nas Ilhas Falklands. A RAF mantém um Esquadrão com quatro caças Typhoon Tranche 1 (versão mais antiga do jato) baseados em Mount Pleasant, com a missão de manter o patrulhamento aéreo do território.
@FFO