MNH: AIRBUS oferece o H175M ao MoD UK. A Airbus Helicopters revelou que pretende oferecer seu helicóptero utilitário H175M para o requisito de Novo Helicóptero Médio (NMH – New Medium Helicopter) do Ministério da Defesa do Reino Unido (MOD UK), que visa a aquisição de novos helicópteros de porte médio para substituir a frota de Puma HC2 e, posteriormente, até outros três modelos de todas as três forças armadas do Reino Unido a partir de 2025.
Essas frotas compreendem os helicópteros Westland Puma HC2 e Bell Griffin HAR2 (Bell 412) da Royal Air Force (RAF), bem como os Bell 212 baseados em Brunei do Army Air Corps (AAC) e os Airbus Helicopters AS365 N3 Dauphin II operados pelas forças especiais.
Embora o MOD UK ainda não tenha revelado oficialmente os requisitos do programa NMH, a competição da indústria já esquentando à medida que as empresas começam oferecer seus produtos. A Airbus está propondo o H175M. Já a concorrência dos está ofertando helicópteros Bell 525 Relentless, Leonardo AW149 e Sikorsky S-70i Black Hawk.
Como parte de sua proposta H175M, a Airbus revelou planos para configurar uma linha de produção para a variante militarizada do helicóptero utilitário de médio porte em suas instalações em Broughton, País de Gales, se selecionado para atender aos requisitos do NMH. A Airbus é a segunda empresa a oferecer fabricação nacional do projeto NMH. A primeira foi a Leonardo Helicopters. No momento, a indústria prevê que a exigência do NMH será entre 30 e 40 aeronaves.
Colin James, diretor administrativo da Airbus Helicopters UK, disse: “Acreditamos firmemente que o Airbus H175M é totalmente capaz de atender às necessidades de NMH do Reino Unido e de se tornar um produto de exportação sustentável do Reino Unido com potencial para ressuscitar a capacidade da indústria de helicópteros britânica, em parte por meio da criação de uma nova fábrica de helicópteros no local existente de aeronaves comerciais da Airbus em Broughton, North Wales. Estamos ansiosos para participar da competição para fornecer o NMH e, se tivermos sucesso, estamos prontos para investir substancialmente no Reino Unido para criar uma nova e avançada instalação de fabricação/montagem de helicópteros empregando diretamente muitos trabalhadores qualificados da Airbus e sustentando centenas de empregos em a cadeia de suprimentos mais ampla do Reino Unido”
A oferta do H175M da Airbus foi recebida com algumas preocupações de segurança nacional, uma vez que os exemplos de configuração civil do helicóptero contêm componentes de fabricação chinesa. No entanto, foi confirmado pela Airbus que a variante militarizada não apresentaria componentes de fabricação chinesa e que fornecedores alternativos ocidentais estão sendo contratados para substituí-los.
O H175M pode representar uma vantagem para a interoperabilidade de aeronaves de asas rotativas dentro das Forças Armadas do Reino Unido. A frota de helicópteros de treinamento da RAF é composta de produtos Airbus – o H135 Juno HT1 e o H145 Jupiter HT1 – que são equipados com o sistema de aviônicos Helionix da empresa. Se selecionado, o H175M compartilharia um alto grau de semelhança com os helicópteros de treinamento, o que significa que os novos pilotos serão – no papel – capazes de fazer a transição para o novo tipo de maneira muito mais fácil e eficiente.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS