• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Misterioso míssil ar-ar hipersônico chinês passa por testes em túnel de vento

25 de janeiro de 2025
Misterioso míssil ar-ar hipersônico chinês passa por testes em túnel de vento (Foto meramente ilustrativa: SCMP)
Misterioso míssil ar-ar hipersônico chinês passa por testes em túnel de vento (Foto meramente ilustrativa: SCMP)

Misterioso míssil ar-ar hipersônico chinês passa por testes em túnel de vento (Foto meramente. Engenheiros envolvidos no projeto secreto do novo míssil ar-ar hipersônico da China, recentemente confirmaram que a arma passou por rigorosos testes de resistência ao calor extremo. O objetivo é cumprir todos os requisitos de desempenho solicitados pelo Alto Comando da Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF), informaram os pesquisadores.

De acordo com o South China Morning Post, esta é a primeira confirmação oficial da existência desta misteriosa arma hipersônica chinesa que poderá representar uma séria ameaça para as aeronaves militares dos EUA, incluindo o seu futuro bombardeiro furtivo B-21 Raider que atualmente passa por voos de testes.

Detalhes das avaliações finais dos protótipos em escala real dos mísseis foram divulgados em um artigo publicado no mês passado na revista chinesa Equipment Environmental Engineering. Os testes foram realizados em um túnel de vento aquecido por arco elétrico.

“Ao aquecer o gás com um arco elétrico, [este tipo de túnel] pode gerar fluxos de ar quente que atingem até dezenas de milhares de graus Celsius”, escreveu a equipe do projeto, chefiada pelos cientistas seniores Cheng Gong e Huang Yimin da China Airborne Missile Academy (CAMA).

Quando aquecido por arco elétrico, o túnel de vento pode operar continuamente por mais de uma hora, entretanto devido ao enorme consumo de energia necessário, este tipo de teste é “extremamente caro”, disseram Cheng e Huang. Desta forma, este tipo de teste é usado principalmente para as missões espaciais mais desafiadoras, como a simulação do pouso da espaçonave Tianwen-1 em Marte.

Localizada em Luoyang, província de Henan, e afiliada à Aviation Industry Corporation of China, a CAMA é a principal desenvolvedora e fornecedora de mísseis ar-ar para a Força Aérea Chinesa.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login