• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Míssil JSM foi testado com sucesso a partir de um F-35A Lightining II da USAF

24 de março de 2021
Os testes envolveram o míssil noruegues JSM, integrado ao F-35A, AF-01, do 412th Test Wing da USAF (Foto: FMA).
Os testes envolveram o míssil noruegues JSM, integrado ao F-35A, AF-01, do 412th Test Wing da USAF (Foto: FMA).

A Agência de Material de Defesa da Noruega (Forsvarsmateriell-FMA), em associação com a Kongsberg Defense & Aerospace (KDA), o Norwegian Defense Research Establishment (FFI), o F-35 Joint Program Office e o Departamento de Defesa dos EUA realizaram com sucesso os primeiros lançamentos do míssil JSM (Joint Strike Missile), a partir de um caça Lockheed Martin F-35A Lightning II.

Os voos de experiências ocorreram em fevereiro na região da Base Aérea de Edwards, Califórnia, e tornado público apenas no último dia 20 de março. Os testes envolveram o míssil JSM integrado ao F-35A, matrícula AF-01, do 412th Test Wing da Força Aérea dos EUA (USAF), configurado como plataforma de testes.

Os voos aconteceram em fevereiro na área de testes da Base Aérea de Edwards, Califórnia (Foto: FMA).
Os voos aconteceram em fevereiro na área de testes da Base Aérea de Edwards, Califórnia (Foto: FMA).

Iniciados em 2020, os primeiros testes foram realizados com lançamentos no solo em Edwards AFB. Os voos de fevereiro, fizeram parte do programa de testes contínuo para verificar a integração e segurança de lançamento do JSM à partir do Lightning II.

Como parte das verificações do processo de liberação em voo do JSM, a aeronave foi equipada com três câmeras no interior do compartimento de armamentos, um pod com câmera externa e três câmeras adicionais nas asas. Um profissional filmou todo o procedimento de lançamento a partir de um F-16 biplace, usado como aeronave paquera nos voos de testes.

“Para analisar com precisão o que ocorre com a aeronave e o míssil JSM no momento do lanlçamento, ambos receberam marcas fotográficas especiais, são posicionadas em pontos específicos. A partir disso, podemos ver através dos vídeos exatamente como o JSM se comporta em seu caminho de saída do compartimento de bombas no F-35A”, disse o Brigadeiro Jarle Nergård, da Força Aérea Real Norueguesa (RNoAF) e Chefe do Departamento F-35 da FMA.

O míssil JSM recebeu marcações especiais para filmagens e registros da equipe de engenharia e desenvolvimento (Foto: FMA).

O Joint Strike Missile (JSM) é um sistema de mísseis guiado stand-off de quinta geração, de longo alcance, projetado pela Kongsberg Defense Systems para as forças armadas norueguesas. Ele é projetado para integração com aeronaves de asa fixa para uso em alvos terrestres e navais, e pode ser implementado em missões de combate de superfície (ASuW) e apoio de fogo naval (NFS) em mar aberto, ambientes terrestres e litorâneos. O desenvolvimento inicial do JSM foi concluído em meados de 2018 após uma série de testes de validação bem-sucedidos, enquanto a integração do JSM no caça F-35 deverá ser concluída entre 2022 e 2024.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login