Míssil hipersônico AGM-183 ARRW deverá estar operacional em 2023. Equipes da Barksdale AFB deram os primeiros passos para implementar a primeira arma hipersônica da USAF carregada em aeronaves de asa fixa. A arma de resposta rápida lançada do ar, ou Air-Launched Rapid Response Weapon (ARRW), está programada para estar operacional no início do outono de 2023.
Recentemente, mantenedores do 2nd Maintenance Group, vinculado ao 307th Aircraft Maintenance Squadron validaram procedimentos de carregamento do ARRW, designado Lockheed Martin AGM-183 nas aeronaves B-52H Stratofortress. Na base da tentativa e erro, mantenedores desenvolveram os métodos padrão para anexar a arma à aeronave, integrar, descarregá-la e lançar. O ARRW viaja cinco vezes a velocidade do som, dando aos comandantes a capacidade de atingir alvos sensíveis ao tempo com facilidade.
“Ele demonstra as capacidades de longo alcance do B-52 que agora amplia suas capacidades de combate ainda mais com o sistema ARRW”, disse o Sargento Caleb Nolen, gerente de sistemas de armamento Global Strike do B-52 na USAF
O processo de fabricação desta arma hipersônica foi acelerado por causa da seção 804 da Lei de Autenticação de Defesa Nacional, Act section 804 Rapid Prototyping, Rapid Fielding program, que permite o desenvolvimento rápido de armas em certos casos.
“O FY16 [ano fiscal de 2016] da NDAA implementou a seção 804 como um meio para programas para prototipar armas rapidamente dentro de cinco anos, e então uma determinação será feita se de fato o programa foi bem-sucedido o suficiente para passar para a fase de Produção Rápida”, disse Bret Berryhill, chefe de logística da ARRW.
A ARRW está programada para começar os testes de fogo real no final deste ano e se tudo correr bem, sendo liberado para produção rápida, inicialmente de baixa produção e em 2024, produção seriada. Com a validação dos procedimentos de carga e descarga, a arma pode iniciar os testes de tiro real e, posteriormente, a produção. A arma está programada para estar operacional no outono de 2023, justamente nas unidades de B-52H da 2nd Wing de Barksdale AFB (11th, 20th e 96th Bomb Squadron).
@CAS