Mísseis Javelin para o Kosovo. O Departamento de Estado dos EUA decidiu aprovar neste mês de janeiro, uma possível venda militar estrangeira (FMS) à República do Kosovo de mísseis Raytheon/Lockheed Martin FGM-148 Javelin e equipamentos relacionados a um custo estimado de US$ 75 milhões.
A República do Kosovo solicitou a compra de 246 mísseis FGM-148F; e 24 unidades de lançamento de comando leve (LWCLU). Também estão incluídos o treinamento, equipamentos de treinamento, suporte logístico, apoio do fabricante e acompanhamento do US Army na formação de instrutores.
O FGM-148 Javelin, ou Advanced Anti-Tank Weapon System-Medium (AAWS-M), é um sistema antitanque portátil de fabricação americana em serviço desde 1996 e continuamente atualizado. Substituiu o míssil antitanque M47 Dragon em serviço nos EUA.
Seu design do tipo “dispare e esqueça” apresenta orientação infravermelha automática, permitindo ao usuário buscar cobertura imediatamente após o lançamento, em contraste com sistemas guiados por fio, que exige que o usuário guie a arma durante todo o combate.
A ogiva antitanque de alto explosivo (HEAT) do Javelin pode derrotar tanques modernos por ataque de cima para baixo, atingindo-os de cima, onde sua blindagem é mais fina, e também é útil contra fortificações em um vôo de ataque direto.
O sistema emprega um perfil de voo de ataque superior contra veículos blindados, atacando a blindagem superior geralmente mais fina, mas também pode fazer um ataque direto, para uso contra edifícios, alvos muito próximos para ataque superior, alvos sob obstruções e helicópteros. Pode atingir uma altitude máxima de 150 m no modo de ataque superior e 60 m no modo de ataque direto.
As versões iniciais tinham alcance de 2.000 m, posteriormente aumentado para 2.500 m. É equipado com um buscador infravermelho de imagem. A ogiva tandem é equipada com duas cargas moldadas: uma ogiva precursora para detonar qualquer blindagem reativa explosiva e uma ogiva primária para penetrar na blindagem da base.
O novo Lightweight Command Launch units (LWCLU) é 70% menor, 40% mais leve e tem um aumento de 50% na vida útil da bateria. Os recursos do CLU leve são: uma câmera termográfica infravermelha (IR) de ondas longas; uma tela de alta definição com resolução aprimorada; punhos integrados; uma câmera colorida de cinco megapixels; um ponto laser que pode ser visto visivelmente ou por infravermelho; um localizador de alvo distante usando GPS, um telêmetro a laser, um sensor de rumo e eletrônicos modernizados.
@CAS