Missão de Paz da ONU no Congo segue sob comando de General do Exército Brasileiro. O General de Divisão Otávio Rodrigues de Miranda Filho, do Exército Brasileiro, foi escolhido pelo Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para ser o novo Comandante Militar da Missão de Estabilização das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO), em substituição ao General de Divisão Marcos de Sá Affonso da Costa.
Com mais de 40 anos de serviço, o General Miranda Filho, que ocupava o cargo de Comandante da 8ª Região Militar, já havia integrado uma missão de paz da ONU no Sudão do Sul (UNMIS), como observador militar e integrante do estado-maior do Force Commander daquela missão.
Ao assumir a função, em março de 2023, o novo Force Commander contará com um efetivo aproximado de 15 mil militares, de cerca de 50 países contribuintes de tropas da ONU. Os principais objetivos da MONUSCO são a proteção de civis, a facilitação da ajuda humanitária e o desarmamento de combatentes desmobilizados e, neste ano de 2023, o apoio à realização das eleições em dezembro.
Desde abril de 2013, é a quinta vez que a MONUSCO conta com um comandante brasileiro, o que é uma honra para o Brasil, dada a relevância e o destaque internacional da função.
A República Democrática do Congo (RDC), localizada na região central do continente africano, possui sérios problemas sociais e diversos conflitos armados. Apesar de ser um dos maiores países do mundo em extensão territorial e de possuir muitas riquezas naturais, seu índice de desenvolvimento humano é muito baixo, enquanto o de mortalidade infantil é muito alto.
Fonte: Exército Brasileiro
@FFO