Em 07 de outubro, aeronaves da Força Aérea do Paquistão (PAF – Pakistan Air Force), realizaram o treinamento anual de pousos e decolagens em rodovias, “‘Road Runway Operations”, ou operação “rodopista”, como é conhecida no Brasil.
Durante o dia, caças Mirage III, Jengdhu J-7, entre outras aeronaves, usaram um trecho de uma das principais rodovias do país, a Motorway M-2, que interliga a capital Islamabad à cidade de Lahore. Existem três trechos da M-2 com retas de aproximadamente três quilômetros, adaptadas para serem usadas como pista de pouso por aeronaves da PAF. Nestes locais, as autoridades de trânsito que mantém a rodovia, juntamente com militares da força aérea, removeram canteiros e placas de sinalização e construíram áreas para estacionamento e reabastecimento dos aviões.
Durante o dia de operações, autoridades e convidados são recebidos em uma estrutura erguida em forma de tenda, para que possam receber informações e assistir as movimentações das operações.
Em um vídeo oficial divulgado pela PAF, é possível ver a “operação rodoviária” do clássico Mirage 3DP 67-303, fabricado em 1969, e pertencente ao Esquadrão 25 (TA) “Eagles”, além do treinador avançado Chengdu F-7P, 93-719, do Esquadrão F-7 do CCS – Combat Commanders School “Dashings” e o monomotor de ligação e treinamento, PAC MFI-17 Mushshak, 91-6321 #321, do SF – Station Flight, da Base Aérea de Nur Khan.
A Força Aérea do Paquistão é o último reduto operacional dos Dassault Mirage III, conhecidos no Brasil por sua operação no GDA – Grupo de Defesa Aérea, da Ala 2 – Base Aérea de Anápolis, onde operaram entre 1972 e 2005. Conforme o Site Scramble, atualmente o Paquistão opera aproximadamente 70 desses clássicos aviões de combate, em diversas versões diferentes.
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