• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Mirages franceses 2000-5 derrubam drones Houthis sobre o Mar Vermelho

12 de março de 2024
Mirages franceses 2000-5 derrubam drones Houthis sobre o Mar Vermelho. Os Mirage 2000-5 baseados no Djibuti estão armados com canhões de 30 mm e mísseis MICA IR e BVR.  Foto: AAE/Frédéric Lert/Aerobuzz.fr.
Mirages franceses 2000-5 derrubam drones Houthis sobre o Mar Vermelho. Os Mirage 2000-5 baseados no Djibuti estão armados com canhões de 30 mm e mísseis MICA IR e BVR. Foto: AAE/Frédéric Lert/Aerobuzz.fr.

Mirages franceses 2000-5 derrubam drones Houthis sobre o Mar Vermelho. Dois Dassault Mirage 2000-5F do Armée de l’Air et de l’Escace (AAE), derrubaram com tiros de canhão DEFA 554 de 30 mm e mísseis MBDA MICA quatro drones do grupo terrorista Houthi em 9 de março sobre o Mar Vermelho. Foi a primeira vitória aérea ar-ar oficial do AAE desde 1945.

Operado pelo Escadron de Chasse 1/2 (EC 1/2) — ‘Cigognes’ e temporariamente designados para EC 3/11 ‘Corsica’ deslocado na Base Aérea de Djibouti (BA188) ao lado do Aeroporto Internacional de Djibouti-Ambouli em Ambouli, Djibouti — os Mirage 2000-5Fs foram acionados em 9 de março de fornecer Patrulhas Aéreas de Combate (CAPs) sobre o Mar Vermelho.

Objetivo era não apenas para auxiliar os navios da Marinha Francesa e Aliados envolvidos na Operação Prosperity Guardian (OPG) no combate à ameaça de navios lançados pelos Houthis, mas deter os drones kamikazes e mísseis de cruzeiro, também para lançados pelo grupo terrorista.

O confronto entre os rebeldes Houthis apoiados por Teerã e as potências ocidentais, continua na foz do Mar Vermelho. Várias dezenas de mísseis e drones foram lançados contra navios que transitavam pela área no fim de semana passado.

Durante a manhã do dia 9 de março de 2024, foram lançados quatro drones de combate na direção a FREMM DA (Frégate Européenne Multimissions de Défense Aérienne ) da Marinha Francesa Alsácia (D656). Um comunicado do Ministério das Forças Armadas Francesas informou que todos foram abatidos, com a participação de aviões Mirage 2000-5 do esquadrão de caça 3/11 Corse baseado em Djibuti.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login