Mirages franceses 2000-5 derrubam drones Houthis sobre o Mar Vermelho. Dois Dassault Mirage 2000-5F do Armée de l’Air et de l’Escace (AAE), derrubaram com tiros de canhão DEFA 554 de 30 mm e mísseis MBDA MICA quatro drones do grupo terrorista Houthi em 9 de março sobre o Mar Vermelho. Foi a primeira vitória aérea ar-ar oficial do AAE desde 1945.
Operado pelo Escadron de Chasse 1/2 (EC 1/2) — ‘Cigognes’ e temporariamente designados para EC 3/11 ‘Corsica’ deslocado na Base Aérea de Djibouti (BA188) ao lado do Aeroporto Internacional de Djibouti-Ambouli em Ambouli, Djibouti — os Mirage 2000-5Fs foram acionados em 9 de março de fornecer Patrulhas Aéreas de Combate (CAPs) sobre o Mar Vermelho.
Objetivo era não apenas para auxiliar os navios da Marinha Francesa e Aliados envolvidos na Operação Prosperity Guardian (OPG) no combate à ameaça de navios lançados pelos Houthis, mas deter os drones kamikazes e mísseis de cruzeiro, também para lançados pelo grupo terrorista.
O confronto entre os rebeldes Houthis apoiados por Teerã e as potências ocidentais, continua na foz do Mar Vermelho. Várias dezenas de mísseis e drones foram lançados contra navios que transitavam pela área no fim de semana passado.
Durante a manhã do dia 9 de março de 2024, foram lançados quatro drones de combate na direção a FREMM DA (Frégate Européenne Multimissions de Défense Aérienne ) da Marinha Francesa Alsácia (D656). Um comunicado do Ministério das Forças Armadas Francesas informou que todos foram abatidos, com a participação de aviões Mirage 2000-5 do esquadrão de caça 3/11 Corse baseado em Djibuti.
@CAS