Em 14 de dezembro de 2020 a Tyndall AFB – Florida/EUA recebeu as primeiras unidades Mirage F1 da empresa privada Airborne Tactical Advantage Company (ATAC) que será responsável pelo treinamento agressor para a USAF em um contrato de dois anos, que envolve c30 funcionários e cinco pilotos. Isto marca o início das operações da ATAC com o Mirage F1, que foram modernizados com o auxílio empresa Paramount Aerospace.
A ATAC recebeu um contrato governamental para fornecer uma estrutura de treinamento dissimilar alternativo, no caso o Mirage F1, que foi idealizado para substituir a atual frota de aeronaves T-38A Talon do 2nd FTS (Fighter Training Squadron) de Tyndall.
Esta nova parceria permitirá que os pilotos de F-22A Raptor e F-35 Lightning se envolvam em treinamento aerotático tático, treinamento aéreo adversário não em Tyndall, mas de outras bases da USAF, como Eglin AFB, Flórida, Holloman AFB, Novo México AFB e Luke AFB, Arizona.
Os pilotos devem começar a treinar na neste mês de janeiro de 2021, utilizando as áreas restritas de treinamento de Tyndall.
“O espaço aéreo restrito fica ao sul de Tyndall e se estende até quase Tampa e a Oeste até a fronteira do Alabama sobre a água e alguma terra. O Golfo do México é um dos maiores espaços aéreos de treinamento ar-ar e mísseis de fogo real. Ter um espaço aéreo de treinamento deste tamanho e dimensão, nos permite hospedar uma guerra aérea simulada inteira. O espaço aéreo de Tyndall é o melhor lugar para combate ar-ar sobre a água ou sobre a terra. Temos de 1.000 a 60.000 pés de espaço para voar”.
Col. Jason White, 325th Operations Support Squadron Director of Operations.
“.
O programa de treinamento Mirage da ATAC deve voar mais de 1.100 surtidas nos próximos anos para fornecer apoio aéreo adversário ao 43rd FS, que é hoje a escola para os pilotos de F-22, para o 58th FS, o equivalente do 43rd para os pilotos de F-35.
“A ATAC está entusiasmada por ter sido selecionada para fornecer treinamento de adversários … e estamos prontos para atender a outros locais operacionais futuros e clientes conforme suas necessidades evoluem”.
Scott Stacy, gerente geral da ATAC.
Em julho de 2020, a ATAC foi selecionada para fornecer duas bases da Força Aérea dos EUA com treinamento aéreo adversário ao vivo sob o programa de Apoio Aéreo Contratado (CAS – Contracted Air Support) no valor total de US $ 240 milhões.
O primeiro Mirage F1 reformado da ATAC realizou seu voo inicial nos Estados Unidos em 22 de agosto de 2019. A empresa adquiriu 63 ex-Mirage F1CR/CT/B da Força Aérea Francesa – destes. Destes, 32 estão em boas condições e podem ser restaurados ao status de voo com pouco esforço de manutenção e atualização. Os outros 31 precisam de grandes serviço de manutenção, por isto, parte deles serão usados para fornecer peças de reposição.
Os Mirages da ATAC receberam várias atualizações para operações nos Estados Unidos, incluindo um novo GPS, TACAN ar-ar, novos rádios e um novo indicador de atitude. Eles serão capazes de carregar um pod de treinamento de guerra eletrônica, mísseis ar-ar cativos, chaff e foguetes.
A Paramount também ajudou a Draken International a manter seus Mirage F-1M ex-Força Aérea Espanhola (EdA). Eles também serão usados para treinamento aéreo adversário para a USAF. A Draken International também adquiriu 12 jatos Cheetah da ex-Força Aérea da África do Sul para treinamento dissimilar.
Para saber mais sobre as empresas de treinamento privado, a RFA 125 traz a matéria “Terceirizados – Empresas Treinando Forças Aéreas”
@CAS