

Mirage 2000 da Ucrânia. A primeira foto! Entregues em fevereiro de 2025, um dos Mirage 2000-F ex Armée de l’Air et de l’Espace (AAE) foi oficialmente exibido, pela primeira vez, pelo Presidente Zelensky no Dia da Aviação Ucraniana.
A imagem recém-divulgada mostra um Mirage 2000-5F durante uma passagem baixa. A aeronave manteve a mesma pintura camuflada que usava no AAE, somente com marcas ucranianas na cauda. Outras marcações abaixo da capota da cabine foram borradas.
Na imagem, a aeronave está desarmada, embora os trilhos para dois mísseis MICA-IR e dois MICA-EM estejam instalados sob as pontas das asas e a fuselagem, respectivamente. Além disso, o jato carrega dois tanques de combustível externos de 2.000 litros, pintados com as cores da bandeira ucraniana, azul na parte superior e amarelo na parte inferior.
A aeronave parece estar na configuração original. Se há modificações, são internas. No entanto, uma diferença notável é a remoção da sonda de reabastecimento em voo, algo natural, pois a Ucrânia não tem esse recurso atualmente.
É a primeira vez que detalhes do Mirage ucraniano são vistos, o que havia gerado até dúvidas se eles estariam de fato operacionais. A foto faz parte de uma publicação do presidente Voldymyr Zelensky nas redes sociais em homenagem ao Dia da Aviação Ucraniana.

A única foto conhecida da aeronave na Ucrânia anteriormente mostrava somente a cauda com o emblema da Força Aérea Ucraniana (UAF). A imagem fazia parte de uma publicação para agradecer à França pelo apoio e pela entrega do Mirage.
O Ministro da Defesa francês, Sébastien Lecornu, anunciou em 6 de fevereiro de 2025 a entrega dos primeiros caças Mirage 2000 à Ucrânia. Um mês depois, em 7 de março, a Força Aérea Ucraniana anunciou o primeiro combate registrado do Mirage 2000, interceptando com sucesso um míssil de cruzeiro russo Kh-101 durante um ataque de mísseis e drones em larga escala.
Segundo a mídia ucraniana, o Mirage 2000-5F é frequentemente utilizado na defesa aérea, mas também é utilizado em missões de ataque, embora isso não possa ser verificado. Aliás, a França afirmou que a aeronave seria modificada antes da entrega para adicionar capacidades ar-solo, incluindo os mísseis de cruzeiro lançados do ar SCALP-EG e as bombas guiadas AASM Hammer, ambos já utilizados pela Ucrânia.
O número de jatos entregues à Ucrânia é desconhecido, embora o governo francês tenha dito que a Ucrânia receberia seis caças Mirage 2000-5F durante o primeiro trimestre de 2025. No entanto, uma dessas aeronaves foi perdida em 22 de julho.
O governo francês confirmou em novembro que a Ucrânia teria solicitado 12 Mirage 2000-5F para atender às suas necessidades imediatas. A França teria entre 24 e 28 Mirage 2000-5F ainda em serviço.

Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS