• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Mirage 2000 da Ucrânia. A primeira foto!

1 de setembro de 2025
Mirage 2000 da Ucrânia. A primeira foto! A primeira foto nítida de um Mirage 2000-5F ucraniano. Foto: Força Aérea Ucraniana.
Mirage 2000 da Ucrânia. A primeira foto! A primeira foto nítida de um Mirage 2000-5F ucraniano. Foto: Força Aérea Ucraniana.

Mirage 2000 da Ucrânia. A primeira foto! Entregues em fevereiro de 2025, um dos Mirage 2000-F ex Armée de l’Air et de l’Espace (AAE) foi oficialmente exibido, pela primeira vez, pelo Presidente Zelensky no Dia da Aviação Ucraniana.

A imagem recém-divulgada mostra um Mirage 2000-5F durante uma passagem baixa. A aeronave manteve a mesma pintura camuflada que usava no AAE, somente com marcas ucranianas na cauda. Outras marcações abaixo da capota da cabine foram borradas.

Na imagem, a aeronave está desarmada, embora os trilhos para dois mísseis MICA-IR e dois MICA-EM estejam instalados sob as pontas das asas e a fuselagem, respectivamente. Além disso, o jato carrega dois tanques de combustível externos de 2.000 litros, pintados com as cores da bandeira ucraniana, azul na parte superior e amarelo na parte inferior.

A aeronave parece estar na configuração original. Se há modificações, são internas. No entanto, uma diferença notável é a remoção da sonda de reabastecimento em voo, algo natural, pois a Ucrânia não tem esse recurso atualmente.

É a primeira vez que detalhes do Mirage ucraniano são vistos, o que havia gerado até dúvidas se eles estariam de fato operacionais. A foto faz parte de uma publicação do presidente Voldymyr Zelensky nas redes sociais em homenagem ao Dia da Aviação Ucraniana.

Está era até então a única foto de um Mirage 2000-5F em solo Ucrâniano. Foto: MoD UK.
Está era até então a única foto de um Mirage 2000-5F em solo Ucrâniano. Foto: MoD UK.

A única foto conhecida da aeronave na Ucrânia anteriormente mostrava somente a cauda com o emblema da Força Aérea Ucraniana (UAF). A imagem fazia parte de uma publicação para agradecer à França pelo apoio e pela entrega do Mirage.

O Mirage ucraniano

O Ministro da Defesa francês, Sébastien Lecornu, anunciou em 6 de fevereiro de 2025 a entrega dos primeiros caças Mirage 2000 à Ucrânia. Um mês depois, em 7 de março, a Força Aérea Ucraniana anunciou o primeiro combate registrado do Mirage 2000, interceptando com sucesso um míssil de cruzeiro russo Kh-101 durante um ataque de mísseis e drones em larga escala.

Segundo a mídia ucraniana, o Mirage 2000-5F é frequentemente utilizado na defesa aérea, mas também é utilizado em missões de ataque, embora isso não possa ser verificado. Aliás, a França afirmou que a aeronave seria modificada antes da entrega para adicionar capacidades ar-solo, incluindo os mísseis de cruzeiro lançados do ar SCALP-EG e as bombas guiadas AASM Hammer, ambos já utilizados pela Ucrânia.

O número de jatos entregues à Ucrânia é desconhecido, embora o governo francês tenha dito que a Ucrânia receberia seis caças Mirage 2000-5F durante o primeiro trimestre de 2025. No entanto, uma dessas aeronaves foi perdida em 22 de julho.

A Força Aérea Ucraniana informou que “ocorreu uma falha no equipamento da aeronave” durante uma missão noturna, forçando o piloto a ejetar, e ele foi resgatado em segurança posteriormente. Uma investigação está em andamento.

O governo francês confirmou em novembro que a Ucrânia teria solicitado 12 Mirage 2000-5F para atender às suas necessidades imediatas. A França teria entre 24 e 28 Mirage 2000-5F ainda em serviço.

Os Mirages chegaram em fevereiro para ajudar a Ucrânia a combater a Rússia. MoD UK.
Os Mirages chegaram em fevereiro para ajudar a Ucrânia a combater a Rússia. MoD UK.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login