• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Mirage 2000-5F da Ucrânia interceptam mísseis russos

10 de março de 2025
Mirage 2000-5F da Ucrânia interceptam mísseis russos. Foto: MoD Ucrânia.
Mirage 2000-5F da Ucrânia interceptam mísseis russos. Foto: MoD Ucrânia.

Mirage 2000-5F da Ucrânia interceptam mísseis russos. Caças Dassault Mirage 2000-5F da Ukrainian Air Force (UAF) interceptaram com sucesso mísseis de cruzeiro russos durante, um ataque noturno em larga escala. A informação foi dada pelo presidente Volodymyr Zelenskyy em 7 de março de 2025.  

Este é o primeiro relatório oficial onde os caças franceses foram empregados em combate pela Ucrânia, ocorrendo poucas semanas após a chegada dos primeiros jatos Mirage 2000-5F ao país. Os Mirage 2000-5F foram repassados dos estoques do l’Armée de l’Air et de l’Espace (AAE).  

O ataque noturno viu a Rússia lançar quase 70 mísseis, incluindo mísseis de cruzeiro e balísticos, juntamente com aproximadamente 200 drones de ataque visando infraestrutura de energia crítica em várias regiões ucranianas, incluindo Odesa, Poltava, Chernihiv e Ternopil. Prédios residenciais também foram atingidos, com vítimas relatadas em Kharkiv após um míssil explodir perto de um prédio de apartamentos. 

Zelenskyy destacou o papel decisivo dos jatos Mirage 2000-5f recentemente operacionais, que, junto com caças F-16AM/BM, voaram para defender o país do ataque.  

“Hoje, caças F-16 e aeronaves Mirage fornecidas pela França foram usadas para proteger os céus ucranianos”, disse o presidente no X. “Em particular, os Mirages interceptaram com sucesso mísseis de cruzeiro russos”. 

Os jatos Mirage 2000-5F usados ​​na operação faziam parte de um pacote anunciado pelo presidente francês Emmanuel Macron em junho de 2024. O Ministério das Forças Armadas francês confirmou que a primeira aeronave chegou à Ucrânia no início de 2025, com pilotos ucranianos que passaram por vários meses de treinamento na França assumindo os controles. 

O número exato de jatos Mirage 2000-5 entregues não foi divulgado oficialmente. No entanto, relatórios anteriores indicaram que um lote inicial de três aeronaves seria fornecido até o final do primeiro trimestre de 2025. O Ministro das Forças Armadas da França, Sébastien Lecornu, enfatizou que os jatos foram especialmente modificados para atender às necessidades operacionais da Ucrânia.

O presidente ucraniano Zelenskyy aproveitou a oportunidade para enfatizar a necessidade da Ucrânia de medidas mais rigorosas para limitar a capacidade da Rússia de conduzir ataques aéreos e com mísseis, que têm como alvo a infraestrutura civil e deixado milhões de pessoas sem energia.  

“Os primeiros passos em direção à paz real devem incluir forçar a única fonte desta guerra, a Rússia, a parar tais ataques contra a vida”, disse Zelenskyy. 

O conceito de cessar-fogo temporário nas operações aéreas e marítimas foi proposto inicialmente pelo presidente Zelenskyy em 4 de março de 2025, poucos dias após uma reunião desafiadora com seu colega americano, Donald Trump, na Casa Branca. 

A ideia foi rejeitada publicamente pelo Kremlin pouco antes deste último ataque. 

“Nós nunca aceitaremos isso, e eles estão perfeitamente cientes disso”, disse o embaixador russo no Reino Unido, Andrey Kelin, à Sky News. “Nós só aceitaremos a versão final, quando formos assiná-la. Até lá, as coisas estão muito instáveis.” 

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login