• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Mirage 2000-5F da Ucrânia interceptam mísseis russos (ATUALIZADO)

10 de março de 2025
Piloto de Mirage 2000-5F da UAF. Foto: UAF.
Piloto de Mirage 2000-5F da UAF. Foto: UAF.

Mirage 2000-5F da Ucrânia interceptam mísseis russos. Caças Dassault Mirage 2000-5F da Ukrainian Air Force (UAF) interceptaram com sucesso mísseis de cruzeiro russos Kh-101 durante, um ataque noturno em larga escala. A informação foi dada pelo presidente Volodymyr Zelenskyy em 7 de março de 2025.  

Este é o primeiro relatório oficial onde os caças franceses foram empregados em combate pela Ucrânia, ocorrendo poucas semanas após a chegada dos primeiros jatos Mirage 2000-5F ao país. Os voos ocorreram entre a virada de 6 para 7 de março de 2025. Os Mirage 2000-5F foram repassados dos estoques do l’Armée de l’Air et de l’Espace (AAE).  

Cenas de um Mirage 200-5F da UAF interceptando um míssil de cruzeiro Kh-101. Fotos: UAF.

O ataque noturno viu a Rússia lançar quase 70 mísseis, incluindo mísseis de cruzeiro e balísticos, juntamente com aproximadamente 200 drones de ataque visando infraestrutura de energia crítica em várias regiões ucranianas, incluindo Odesa, Poltava, Chernihiv e Ternopil. Prédios residenciais também foram atingidos, com vítimas relatadas em Kharkiv após um míssil explodir perto de um prédio de apartamentos. 

Mirage 2000-5F da Ucrânia interceptam mísseis russos. Foto: MoD Ucrânia.
Mirage 2000-5F da Ucrânia interceptam mísseis russos. Foto: MoD Ucrânia.

Zelenskyy destacou o papel decisivo dos jatos Mirage 2000-5f recentemente operacionais, que, junto com caças F-16AM/BM, voaram para defender o país do ataque.  

“Hoje, caças F-16 e aeronaves Mirage fornecidas pela França foram usadas para proteger os céus ucranianos”, disse o presidente no X. “Em particular, os Mirages interceptaram com sucesso mísseis de cruzeiro russos”. 

Postagem no X. Clique para ler no X.
Postagem no X. Clique para ler no X.

Os jatos Mirage 2000-5F usados ​​na operação faziam parte de um pacote anunciado pelo presidente francês Emmanuel Macron em junho de 2024. O Ministério das Forças Armadas francês confirmou que a primeira aeronave chegou à Ucrânia no início de 2025, com pilotos ucranianos que passaram por vários meses de treinamento na França assumindo os controles. 

O número exato de jatos Mirage 2000-5 entregues não foi divulgado oficialmente. No entanto, relatórios anteriores indicaram que um lote inicial de três aeronaves seria fornecido até o final do primeiro trimestre de 2025. O Ministro das Forças Armadas da França, Sébastien Lecornu, enfatizou que os jatos foram especialmente modificados para atender às necessidades operacionais da Ucrânia.

Kh-101 Missil de Cruzueiro Russo.

O presidente ucraniano Zelenskyy aproveitou a oportunidade para enfatizar a necessidade da Ucrânia de medidas mais rigorosas para limitar a capacidade da Rússia de conduzir ataques aéreos e com mísseis, que têm como alvo a infraestrutura civil e deixado milhões de pessoas sem energia.  

“Os primeiros passos em direção à paz real devem incluir forçar a única fonte desta guerra, a Rússia, a parar tais ataques contra a vida”, disse Zelenskyy. 

O conceito de cessar-fogo temporário nas operações aéreas e marítimas foi proposto inicialmente pelo presidente Zelenskyy em 4 de março de 2025, poucos dias após uma reunião desafiadora com seu colega americano, Donald Trump, na Casa Branca. 

A ideia foi rejeitada publicamente pelo Kremlin pouco antes deste último ataque. 

“Nós nunca aceitaremos isso, e eles estão perfeitamente cientes disso”, disse o embaixador russo no Reino Unido, Andrey Kelin, à Sky News. “Nós só aceitaremos a versão final, quando formos assiná-la. Até lá, as coisas estão muito instáveis.” 

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login