Mirages 2000 franceses abateram cerca de dez drones iranianos Shahed-136. Caças Mirage 2000-5F da Força Aérea e Espacial Francesa, ou Armée de l’Air et de l’Espace (AAE) derrubaram pelo menos dez drones iranianos Shahed-136 lançados pelos rebeldes houthis do Iêmen.
A informação foi divulgada pelo Chefe do Estado-Maior da AAE, General Jerome Bellanger, juntamente com o compartilhamento de um vídeo de uma interceptação registrada pela câmera de um Mirage, mostrando um Shahed-136 sendo engajado e abatido com um míssil ar-ar MICA.
O General Bellanger destacou o bom desempenho dos caças Mirage 2000-5F e dos Rafale no combate aéreo contra os drones kamikazes do tipo Shahed:
“Saúdo as nossas equipes de combate que estão envolvidas em operações recentes que destruíram quase dez drones sobre o Mar Vermelho. A qualidade dos nossos sistemas de armas e a experiência das nossas equipes demonstraram mais uma vez sua eficácia operacional”, afirmou o Oficial-General.
No início deste mês, a Força Aérea Ucraniana (UAF) recebeu da França os primeiros Mirage 2000-5F. A previsão é que até vinte caças da Armée de l’Air et de l’Espace sejam repassados para a Ucrânia reforçar a defesa do seu espaço aéreo.
@FFO