• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Ministro do Reino Unido enfatiza: “foco total” no GCAP

29 de fevereiro de 2024
Ministro do Reino Unido enfatiza: “foco total” no GCAP. Arte MoD UK.
Ministro do Reino Unido enfatiza: “foco total” no GCAP. Arte MoD UK.

Ministro do Reino Unido enfatiza: “foco total” no GCAP. Em uma audiência do Comitê de Defesa do Parlamento Britânico em 21/02, que discutiu as futuras capacidades da aviação da Grã-Bretanha, o Ministro das Aquisições de Defesa do Reino Unido, James Cartlidge, sublinhou ser “militarmente crucial” entregar o Programa Global de Combate Aéreo (Global Combat Air Programme — GCAP) até 2035.

A GCAP é uma aliança trilateral na qual a Itália, o Japão e o Reino Unido desenvolverão conjuntamente uma aeronave de combate de sexta geração. Este acordo foi ratificado em dezembro de 2023.  A ideia é ter um novo caça conjunto que entre em serviço até 2035

A plataforma substituirá as aeronaves de combate que se aproximam do fim de seu ciclo de vida. Estes incluem os Eurofighter Typhoons britânicos e italianos, e ainda os AMX Ghibli italianos, bem como o Mitsubishi F-2 japoneses.

Ministro do Reino Unido enfatiza: “foco total” no GCAP. O Ministro de Aquisições de Defesa do Reino Unido, James Cartlidge, falando na Defense and Security Equipment International (DSEI) 2023. Em uma audiência do Comitê de Defesa que ocorreu em 21 de fevereiro de 2024. Cartlidge disse que é “militarmente crucial” entregar o GCAP até 2035. Foto: Crown Copyright/MoD do Reino Unido.
Ministro do Reino Unido enfatiza: “foco total” no GCAP. O Ministro de Aquisições de Defesa do Reino Unido, James Cartlidge, falando na Defense and Security Equipment International (DSEI) 2023. Em uma audiência do Comitê de Defesa que ocorreu em 21 de fevereiro de 2024. Cartlidge disse que é “militarmente crucial” entregar o GCAP até 2035. Foto: Crown Copyright/MoD do Reino Unido.

No atual clima de segurança, os militares em do mundo todo estão dando prioridade à entrega de plataformas modernas, a fim de poderem estar aptos a defender seus territórios. Cartlidge reiterou esta realidade, argumentando que “2035 é uma data realmente crucial para colocar [GCAP] em serviço… [nós] não gostaríamos que ocorresse qualquer variação na estrutura ou abordagem que colocasse isso em risco, sejamos absolutamente claros”.

Parceiros GCAP contra clientes. Uma implicação importante desta declaração é que o Ministro desencorajou outros países de aderirem ao programa GCAP como parceiros potenciais. Tendo já formalizado um tratado juridicamente vinculativo, mais parceiros poderiam gerar atrasos, pois a GCAP International Government Organisation (GIGO) precisaria reafirmar os respectivos requisitos nacionais de cada cliente para a aeronave.

“Penso que o ponto crucial”, observou Cartlidge, “é que esta é uma parceria trilateral, o que quer que fizéssemos com outro país em termos de parceria exigiria o apoio de todos os três países. Mas, igualmente, desde o início todos nós deixamos muito claro que a exportabilidade é muito importante para este programa”.

Garantir a prontidão militar é fundamental e Cartlidge tem razão em desconfiar de qualquer reestruturação que possa travar qualquer progresso. Esta é uma lição fundamental aprendida com programas aéreos de combate anteriores, como o Eurofighter, o F-16 e o ​​F-35, onde havia um problema persistente de agilidade e tomada de decisão para entregar a aeronave conforme originalmente planejado.

Há uma necessidade real do GCAP, “não é um luxo”, disse ele. “Se quisermos continuar competitivos militarmente, teremos que desenvolver essa capacidade. Os japoneses têm a sua ameaça regional, e o seu caça F-2 está para sair de serviço. Nós aqui temos esses mesmos desafios com o Typhoon. Então temos que ter um foco total nisso”.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login