• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Ministro diz que Colômbia está perto de anunciar novo caça

19 de março de 2025
Ministro diz que Colômbia está perto de anunciar novo caça. Saab Gripen E é uma das opções para modernizar a FAC (Foto: Saab).
Ministro diz que Colômbia está perto de anunciar novo caça. Saab Gripen E é uma das opções para modernizar a FAC (Foto: Saab).

Ministro diz que Colômbia está perto de anunciar novo caça. O Ministro da Defesa da Colômbia, Pedro Sánchez, confirmou à mídia que faltam “poucos meses” para anunciar o novo caça da que irá modernizar a Força Aérea Colombiana (FAC).

Conforme relatado pela Reuters, o ministro colombiano deverá anunciar em poucos meses qual será o caça escolhido de um país da OTAN, para substituir a envelhecida frota de supersônicos israelenses IAI Kfir da FAC.

“Esta é uma questão de soberania. Não podemos deixar a Colômbia desprotegida nesta capacidade”, disse Sanchez, um ex-general da força aérea que deixou o exército para assumir seu posto ministerial.

Lockheed Martin F-16 também está no páreo (Foto: LM).
Lockheed Martin F-16 também está no páreo (Foto: LM).

O ministro se recusou a comentar a quantidade de aeronaves que serão compradas e o valor do contrato. Sánchez apenas fez questão de reforçar que esta aquisição é uma questão de segurança e soberania nacional.

Em 2023, o governo colombiano disse que tinha um orçamento de US$ 3,65 bilhões para comprar até 16 aeronaves. Estão no páreo pela disputa do contrato os caças norte-americano Lockeed Martin F-16 Fightning Falcon, o francês Dassault Rafale e o sueco Saab JAS 39 Gripen E.

Dassault Rafale é outro concorrente (Foto: AAE).
Dassault Rafale é outro concorrente (Foto: AAE).

Em novembro de 2024, um jornal sueco divulgou que o Saab JAS 39 Gripen E havia sido selecionada pela Colômbia, mas a fabricante rapidamente refutou a notícia, afirmando na época que não havia nenhuma decisão sobre o assunto.

Mais recentemente, o ministro Sánchez reforçou seus comentários sobre o Saab Gripen em uma entrevista recente à rádio sueca Ekot . Ele negou que os Estados Unidos tenham ameaçado vetar a Saab de vender o Gripen E, especialmente por conta do motor americano General Electric F-404 que equipa o caça.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login