Ministro da Defesa viajará à Suécia para negociar Embraer KC-390. O ministro da Defesa, José Múcio, disse à repórteres ontem (26/09), que viajará para a Suécia no mês que vem com o objetivo de negociar aeronaves Embraer KC-390 Millenium para o país europeu.
Falando para jornalistas no Rio de Janeiro, o ministro disse que o Brasil está negociando entre três e quatro cargueiros KC-390 para a Força Aérea Sueca (SwAF). Em contrapartida, o o país nórdico pretende vender mais caças Saab Gripen para a Força Aérea Brasileira (FAB), disse José Múcio.
“Eles [o governo sueco] estão exigindo nossa presença para tratar disso. São três ou quatro [aviões]. Vamos tentar fazer negócio, e eles querem vender mais Gripen para nós também”, disse o ministro.
A decisão da Suécia de adquirir o KC-390 Millenium como futuro substituto dos seus envelhecidos C-130 Hércules, é um negócio esperado há muito tempo pelo governo brasileiro. Os dois países tem fortes laços no setor de defesa, desde quando a Força Aérea Brasileira optou por modernizar sua frota de caças de primeira linha com os jatos suecos Saab Gripen E.
Em abril passado, a Embraer e a Saab assinaram um Memorando de Entendimento (MOU) com o objetivo de aprofundar a colaboração entre as empresas, principalmente para posicionar o KC-390 como uma solução ideal para atender as necessidades de transporte tático da SwAF.
As duas empresas recentemente inauguraram uma linha de produção conjunta de caças Gripen E na cidade de Gavião Peixoto, interior de São Paulo. No local serão montados 15 caças suecos de um total de 36 unidades encomendas pela a FAB.
No último dia 20 de setembro, o governo da Áustria anunciou oficialmente a encomenda de quatro Embraer KC-390 para substituir seus C-130 Hércules. Com este anúncio, o avião de transporte brasileiro já conquistou cinco clientes, com 38 encomendas, a saber: Brasil (22 aviões), Portugal (05), Hungria (02), Holanda (05) e Áustria (04).
@FFO