Ministro da Defesa russo condecora pilotos por derrubarem drone americano. O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, condecorou os pilotos dos dois caças Su-27 que interceptaram um drone dos Estados Unidos em espaço aéreo internacional, sobre o Mar Negro. A informação foi divulgada pelo Ministério russo nesta sexta-feira (17/03).
O UAV MQ-9 Reaper da USAF caiu nas águas do Mar Negro após ser abalroado pelos caças da RF VKS na terça-feira (14/03). De acordo com a Reusters, esse foi o primeiro encontro de aeronaves militares dos dois países, desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, um ano atrás.
No anuncio da premiação, o Ministro repetiu a versão russa dos fatos, de que seus aviões não derrubaram o drone. A queda foi o resultado das manobras bruscas, que fizeram o veículo aéreo não tripulado MQ-9 entrar em voo descontrolado e cair no mar. Essa versão é contestada por Wahshington.
O ministro Shoigh disse que o drone americano estava voando com transponder desligado e violou as restrições do espaço aéreo impostas pela Rússia após o início da “operação militar especial” realizada na Ucrânia.
A USAF disse que os caças russos se aproximaram do seu MQ-9 Reaper durante uma missão de reconhecimento sobre o Mar Negro no espaço aéreo internacional. Eles disse que os pilotos russos interferiram no voo do drone, jogaram combustível sobre o mesmo e quebraram uma pá da hélice do drone, motivo pelo qual a aeronave caiu. A interceptação durou aproximadamente 35 minutos.
Ontem (16/03), o Pentágono divulgou um vídeo editado de 40 segundos mostrando um caça russo se aproximando do drone e despejando combustível próximo dele e a hélice danificada. Um alto General dos EUA disse que o incidente demonstrou o comportamento cada vez mais agressivo de Moscou.
Fonte: Reuters
@FFO
Poucos dias depois de um drone MQ-9 Reaper da USAF ser derrubado por caças russos no Mar Negro, surgiu outro caso similar na região. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra um jato da Marinha da Rússia tentando derrubar um drone Bayrakatar TB2 da Ucrânia.
Em "Notícias"
Russos e Americanos mais uma vez "lado a lado" (print do vídeo do MoD Russo). O início desta semana foi de encontros não marcados, entre russos e americanos. O Ministério de Defesa da Rússia (MoD) divulgou vídeos de duas interceptações envolvendo as suas aeronaves e bombardeiros estratégicos americanos em regiões…
Em "Notícias"
Rotina em 2020. Encontros de Russos e Americanos passou a ser parte do dia a dia operacional! (Foto: USN). Os sistemas de defesa do espaço aéreo russo foram novamente acionados no dia 24 de julho, ao detectarem uma aeronave desconhecida sobre o Mar Negro, voando muito próximo à fronteira da…
Em "Notícias"