Ministro da Defesa russo condecora pilotos por derrubarem drone americano. O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, condecorou os pilotos dos dois caças Su-27 que interceptaram um drone dos Estados Unidos em espaço aéreo internacional, sobre o Mar Negro. A informação foi divulgada pelo Ministério russo nesta sexta-feira (17/03).
O UAV MQ-9 Reaper da USAF caiu nas águas do Mar Negro após ser abalroado pelos caças da RF VKS na terça-feira (14/03). De acordo com a Reusters, esse foi o primeiro encontro de aeronaves militares dos dois países, desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, um ano atrás.
No anuncio da premiação, o Ministro repetiu a versão russa dos fatos, de que seus aviões não derrubaram o drone. A queda foi o resultado das manobras bruscas, que fizeram o veículo aéreo não tripulado MQ-9 entrar em voo descontrolado e cair no mar. Essa versão é contestada por Wahshington.
O ministro Shoigh disse que o drone americano estava voando com transponder desligado e violou as restrições do espaço aéreo impostas pela Rússia após o início da “operação militar especial” realizada na Ucrânia.
A USAF disse que os caças russos se aproximaram do seu MQ-9 Reaper durante uma missão de reconhecimento sobre o Mar Negro no espaço aéreo internacional. Eles disse que os pilotos russos interferiram no voo do drone, jogaram combustível sobre o mesmo e quebraram uma pá da hélice do drone, motivo pelo qual a aeronave caiu. A interceptação durou aproximadamente 35 minutos.
Ontem (16/03), o Pentágono divulgou um vídeo editado de 40 segundos mostrando um caça russo se aproximando do drone e despejando combustível próximo dele e a hélice danificada. Um alto General dos EUA disse que o incidente demonstrou o comportamento cada vez mais agressivo de Moscou.
Fonte: Reuters
@FFO