O Ministério da Defesa da Rússia aprovou o design final do seu futuro bombardeiro estratégico furtivo, e conhecido pela sigla PAK DA (Complexo Avançado de Aviação de Longo Alcance). A informação foi divulgada pela agência estatal de notícias russa RIA Novosti, que ainda informou que alguns protótipos da nova aeronave estão na linha de produção da Tupolev.
O novo bombardeiro será baseado em tecnologias furtivas, terá o formato aerodinâmico de “asa voadora”, será subsônico e com grande autonomia. O PAK DA carregará os seus armamentos em compartimentos internos, reduzindo a sua assinatura de radar. Entre o seu arsenal, deverá transportar mísseis ar-ar e mísseis ar-solo hipersônicos, afirmou à agência RIA.
Com alta tecnologia embarcada, o futuro PAK DA poderá ter uma versão não tripulada, bem como deverá ser capaz de controlar grupos de veículos aéreos não tripulados (UAV). Um desses drones seria o Okhotnik-B, atualmente em desenvolvimento avançado e que no final do ano passado começou a ser testado em voos armados com mísseis ar-ar.
De acordo com a RIA Novosti, a entrada em serviço operacional do PAK DA é esperada para 2027, e deverão substituir os atuais bombardeiros de origem soviética Tu-95MS.
@FFO