Ministério da Defesa lança vídeo alusivo ao seus 22 anos. Para marcar seus 22 anos de sua criação, o Ministério da Defesa lançou um vídeo institucional, mostrando um pouco das suas atuais realizações e seu compromisso de estar preparado para defender o país. O vídeo por ser conferido abaixo.
No quinta-feira (10/06), foi realizada a solenidade de aniversário de 22 anos do Ministério da Defesa. O evento ocorreu no Clube do Exército, em Brasília, e contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro, do Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, do Chefe da Pasta, Walter Souza Braga Netto, do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, do Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira e o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, além de outras autoridades.
O órgão foi criado em 10 de junho de 1999, com o propósito de ampliar a interoperabilidade entre as Forças Armadas e obter maior fluidez na relação com outras áreas governamentais e institucionais. Em discurso, o Ministro Braga Netto reforçou o trabalho e as ações das Forças Armadas em defesa da Pátria e em apoio à sociedade. “Em todos os momentos decisivos da vida do País, a sociedade brasileira pôde contar com o comprometimento das suas Forças Armadas, atuando dentro da legalidade e com legitimidade para assegurar a unidade territorial e cultural e cooperar com o desenvolvimento nacional”, disse.
O Presidente Bolsonaro lembrou da criação do Ministério da Defesa, em 1999, e saudou as personalidades presentes. “A data demonstra uma grande maturidade de todas as nossas instituições. Parabéns a todos”.
Após os discursos de abertura, o Presidente Bolsonaro, na qualidade de Grão-Mestre da Ordem do Mérito da Defesa (OMD), concedeu a insígnia da OMD às organizações militares. As instituições homenageadas foram: o Centro de Comunicação Social da Marinha; o Comando Militar do Oeste, do Exército; e a Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico, da Força Aérea.
Em seguida, houve a imposição da Ordem do Mérito da Defesa a personalidades civis e militares, por terem prestado serviços relevantes às Forças Armadas. Durante o seu discurso, o Ministro parabenizou os recém-agraciados. “Esta comenda simboliza a criação de laços e o sentimento de pertencimento, quando reconhecemos a relevante colaboração prestada à defesa nacional”, finalizou o Ministro da Defesa.