O jornal britânico Sunday Times, noticiou que o Ministério de Defesa do Reino Unido (MoD UK) pensa em cortar cerca de 65% do lote inicialmente encomendado de caças Lockheed Martin F-35B Lightining II. Segundo o jornal, seriam adquiridos apenas 48 aeronaves de fabricação americana, ao invés do 138 originalmente envolvidos no contrato
“Um pedido de mais 90 jatos F-35 Lightning II será cancelado, em favor do projeto do novo caça Tempest, que está sendo construído em Lancashire, enquanto 24 dos mais antigos eurofighter Typhoon serão aposentados mais cedo do que o previsto. Frotas inteiras de aeronaves serão retiradas de serviço conforme os drones se tornem cada vez mais comuns”, informou um trecho da notícia publicada pelo The Times.
Essas alterações não são surpresas ou algo totalmente inesperado, disse o Secretário Permanente do Ministério de Defesa do UK (MoD), Sir Stephen Lovegrove, enquanto falava ao Comitê de Contas Públicas.
“As coisas mudam no curso desses programas de muito longo prazo. Diferentes recursos surgem e tornam as coisas que você ainda precisa comprar, possivelmente obsoletas ou talvez você precise de menos delas ou as ameaças mudam”, disse o Secretário Lovegrove.
Os detalhes da decisão serão revelados no dia 16 de março, quando será publicado o documento chamado de “Revisão Integrada de Segurança, Defesa, Desenvolvimento e Política Externa”, que apresentará as alterações no orçamento do MoD.
@FFO