Militares tchecos iniciam treinamento nos helicópteros Bell H-1 (Foto: USMC). O Exército da República Tcheca, ou Armada Ceské Republiky (ACR), já enviou os futuros tripulantes e técnicos dos novos helicópteros Bell H-1 para treinamento nos Estados Unidos. A informação foi divulgada em 26 de setembro pelo Ministério da Defesa Tcheco (MoD).
“Desde o mês de julho, um grupo de pilotos e técnicos da 22ª Base Aérea de Helicópteros em Náměště nad Oslavou está em treinamento na Base Pendleton do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA. A fase teórica foi concluída em setembro, e agora a formação se concentra nos voos de treinamento”, informou o MoD Tcheco.
Em setembro de 2020 o governo Tcheco encomendou um lote de 12 novos helicópteros Bell, sendo oito UH-1Y Venom e quatro Bell AH-1Z Viper, como esforço para substituir seus antigos equipamentos militares de origem soviética.
Mais recentemente, no último mês de agosto, os EUA anunciaram a doação um lote de mais oito helicópteros, sendo dois UH-1Y Venom e seis AH-1Z Viper, em reconhecimento da ajuda do país à OTAN durante a crise da Ucrânia. Cabe lembrar que o governo tcheco doou parte de sua frota para as Forças Armadas da Ucrânia, em um nítido apoio ao esforço de guerra do país.
Com os dois lotes confirmados, a República Tcheca contabilizará uma frota com dez helicópteros de ataque AH-1Z Viper e dez helicópteros utilitários UH-1Y Venom, com as primeiras unidades devendo chegar ao país em 2023.
@FFO