• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Militares russos estão usando Starlinks da SpaceX na Ucrânia ocupada

15 de fevereiro de 2024
Militares russos estão usando Starlinks da SpaceX na Ucrânia ocupada.
Militares russos estão usando Starlinks da SpaceX na Ucrânia ocupada.

Militares russos estão usando Starlinks da SpaceX na Ucrânia ocupada. A principal agência de Inteligência do Ministério de Defesa da Ucrânia (GUR), afirmou que militares russos estão usando terminais Starlink, da SpaceX, para acessar a internet via satélite em áreas ocupadas do país. A SpaceX negou qualquer tipo de negócio com o governo de Moscou.

“Foram registrados casos de uso de determinados dispositivos pelos ocupantes russos. Está começando a assumir uma natureza sistêmica”, disse Andriy Yusov, porta-voz da Direção Agência de Inteligência (GUR).

Logo após a invasão russa, em fevereiro de 2022, o empresário Elon Musk, proprietário da SpaceX, ordenou o envio para a Ucrânia de inúmeros terminais Starlink para fornecer comunicação via satélite para as tropas de Kiev no campo de batalha e em áreas remotas.

Carregamento de Starlink chegando na Ucrânia em 2022.
Carregamento de Starlink chegando na Ucrânia em 2022.

Em uma postagem no X (antigo Twitter), Elon Musk disse que “até onde se sabe, nenhum Starlink foi vendido direta ou indiretamente para a Rússia”, acrescentando que “várias notícias falsas afirmam que a SpaceX está vendendo terminais Starlink para a Rússia. Isso é categoricamente falso”, afirmou Musk.

A agência GUR disse que alguns terminais Starlink estavam sendo usados ​​por unidades russas, como a 83ª Brigada de Assalto Aéreo, que luta perto das cidades de Klishchiivka e Andriivka, na região oriental parcialmente ocupada de Donetsk.

Fontes do governo ucraniano disseram à Reuters no início desta semana que o uso do Starlink pelos russos foi detectado em território ucraniano ocupado. A GUR disse ter interceptado uma conversa no Telegram entre dois soldados russos que discutiam a instalação dos terminais.

Militar ucraniano manuseando uma antena Starlink.
Militar ucraniano manuseando uma antena Starlink.

A agência de Inteligência de Kiev não identificou como os russos conseguiram os equipamentos, se foram adquiridos no mercado negro ou capturados de forças ucranianas. Em comunicado de 08 de fevereiro, a SpaceX disse que nenhum dos seus terminais estavam ativos ou em serviço no território russo.

“Se a SpaceX tiver conhecimento de que um terminal Starlink esteja sendo usado por uma parte sancionada ou não autorizada, investigaremos a reclamação e, se confirmado, tomaremos medidas para desativar o terminal”, afirmou.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login