Militares do 52º BIS do Exército treinam operações aeromóveis. Entre de 13 a 17 de setembro, o 52° Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS) do Exército Brasileiro (EB), realizou o Estágio de Adaptação às Operações Aeromóveis. O treinamento contou com o apoio de um helicóptero HM-3 Black Hawk (EB4004) do 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAVEx) – Esquadrão Coronel Ricardo Pavanello, sediado em Manaus (AM).
Com a participação de 35 militares, o estágio teve por finalidade ampliar a capacitação profissional da tropa no emprego tático da aviação do Exército em missões conjuntas com a Força de Superfície.
A capacitação habilita os militares a conhecer as possibilidades, as limitações e o correto cumprimento das normas de segurança no emprego da atividade, capacitando-os a operar em conjunto com a aviação do Exército em atividades operacionais.
O preparo permite que sejam reconhecidas as possibilidades e limitações dos meios aéreos empregados, além do fiel cumprimento das normas de segurança por parte da tropa helitransportada.
Durante o estágio, foram ministradas diversas instruções de técnicas de aviação, sendo elas: emprego tático da aviação, princípios doutrinários das operações aeromóveis, carregamento e embarque, zona de pouso de helicópteros, comunicações nas operações aeromóveis, segurança no voo, técnicas aeromóveis (rapel, fast rope e helocasting), orientação e peculiaridades das aeronaves, entre outras.
Fonte: 52º BIS/EB
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO