• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Militares de Madagascar visitam unidade francesa no Pacífico

23 de fevereiro de 2021
Único CASA CN-235 da Tafika Malagasy, recebido em 2019 (Foto: Jono Druion).

Entre 01 de 12 de fevereiro, uma delegação de dez militares da Tafika Malagasy, ou Força Aérea de Madagascar (MAF), visitaram o Destacamento Aéreo 181 (DA 181) das Forças Armadas na Zona Sul do Oceano Índico (FAZSOI – Forces armées de la zone sud dans l’océan Indien), no Aeroporto Roland Garros (RUN/FMEE), em Sainte Marie, Ilha de Reunião.

A MAF está em fase de reestruturação, e após rigorosas medidas de saúde por conta do Covid-19 (isolamento e testes PCR), os pilotos malgaches puderam receber instruções e conhecer o dia-a-dia dos seus colegas franceses, principalmente na gestão da disponibilidade da frota para operações diárias, através de um Destacamento de Instrução Técnica (DIT).

Militares malagaches recebendo instrução de um oficial francês (Foto: FAF).

O Tenente-Coronel Andry, Chefe de Operações e Inteligência do Estado-Maior da Força Aérea de Madagascar, veio conhecer as ações diárias dos pilotos DA 181 para se preparar a transição e o futuro da nova Força Aérea: “vamos adaptar o que é possível ao nosso modelo militar, em particular na nossa aviação e na preparação de um ciclo operacional. Em breve receberemos uma aeronave de transporte CASA. Vir treinar com soldados da FAZSOI é muito benéfico porque é esse mesmo tipo de aeronave é a mesma usada aqui”, finalizou o Oficial.

O Capitão Nicolas, Chefe dos Serviços Técnicos do Esquadrão de Transporte 50 (ET 50), recebeu a delegação de Madagascar: “treinar os nossos camaradas malgaches é a prova do reconhecimento da Força Aérea e Espaço, e estamos orgulhosos, junto com a minha equipe, para contribuir no ressurgimento da Força Aérea de Madagascar. Eles se mostraram muito interessados se preparando para a chegada do seu primeiro CASA”.

Imagens de algumas aeronaves da Força Aérea de Madagascar (Foto: MD).

Os 1.700 soldados destacados para a FAZSOI garantem a proteção do território nacional e lideram a cooperação regional da Ilha da Reunião e de Mayotte. As FAZSOI constituem o principal ponto de apoio do teatro Oceano Índico para lutar contra novas ameaças como a pirataria ou a imigração ilegal, garantir a vigilância das Zonas Econômicas Exclusivas (ZEE) associadas a todas as ilhas da região.

Madagascar é um país insular situado na costa leste da África, com uma das menores forças aéreas do mundo. A sua estrutura está composta por três esquadrilhas – Escadrille d’Aviation Légère, Escadrille d’Hélicoptères e Escadrille de Transportna, todas reunidas na única base aérea da MAF, sediada no Aeroporto Internacional de Antananarivo/Ivato (TNR/FMMI). A pequena frota operacional estaria constituída por um CASA CN235M-10, recebido em 2019, algumas aeronaves leves como Socata MS885 Super Rallye, Cessna 206 Station, cerca de cinco ultraleves Sauper Aviation J300 Joker, além de helicópteros SA318C Alouette II e um MBB BK117-850D2 utilizado no transporte presidencial.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login