Militares da 55th Wing participam da Operação Agile Warhawk. Recentemente a 55th Wing da USAF, deslocou um RC-135 Rivet Joint da sua sede na Base Aérea Offutt , Nebraska, para a Base Aérea MacDill, Flórida, simulando que esta seria uma base operacional avançada. Esta movimentação fez parte da Operação “Agile Warhawk”, um exercício projetado pela 55th Wing para testar as suas capacidades ACE (Agile Combat Employment).
O conceito ACE foi colocado em prática pela USAF em 2019, e tem como objetivo de projetar o poder aéreo de combate, com menor dependência das bases tradicionais, focando mais na operação das aeronaves em locais dispersos e avançados, com a cooperação de nações aliadas e parceiras.
“O conceito inicial é distribuir as nossas forças e, em seguida, usar o que é chamado de conceito hub and spoke – saindo dos hubs tradicionais para um local avançado e retornar”, explicou o Major Ian Yellin, Oficial de Planejamento da 55th Wing.
Como parte da Operação Agile Warhawk, o Boeing RC-135 Rivet Joint executou surtidas de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR – Intelligence, Surveillance and Reconnaissance), utilizando o conceito Airman Multi-Capable (AMC) em vários cenários simulados. Neste conceito, os militares são instados a realizar missões além da sua rotina e especialidade, como seria exigido em locais sem infraestrutura e suporte. Entre as atividades estão incluídas a segurança das aeronaves, comunicações ou mesmo manutenção básica dos aviões.
“Trabalhei com funcionários de manutenção do AMXS, onde aprendi algumas noções sobre o avião, como reabastecimento de combustível e oxigênio líquido, entre outros. Também estive envolvida com exercícios das forças de segurança. Esta também foi a primeira vez que voei em um jato militar, onde pude aprender muito”, disse a militar Anna Dykes, técnica de análise financeira do 55th Comptroller Squadron.
Durante o exercício, foram avaliadas as capacidades da 55th Wing na execução do seu recém implementado Plano de Operações de Força de Reação Warhawk, além de realizar algumas tarefas operacionais no padrão ACE. A Ala planeja expandir os conhecimentos obtidos no “Agile Warhawk” em um exercício maior envolvendo outras aeronaves ISR em meados de 2022.
Fonte: USAF
@FFO