Militares australianos desaparecidos na queda de mais um MHR-90 Taipan. Um helicóptero MRH-90 Taipan do Exército Real Australiano (RAA) caiu no mar na noite de sexta-feira (28/07), próximo da Ilha Lindeman, região costeira de Queensland. Todos os quatro tripulantes estão desaparecidos.
Equipes de busca e mergulhadores especializados estão atuando para localizar os militares desaparecidos. O Ministério da Defesa da Austrália divulgou os nomes dos quatro tripulantes: Capitão Danniel Lyon, Tenente Maxewell Nugent, Subtenente de 2ª Classe Joseph Laycock e o Cabo Alexander Naggs.
A aeronave acidentada pertencia ao 6º Regimento de Aviação do Exército Australiano, baseado no Quartel de Holsworthy, em Sydney, e estava participando das manobras do Exercício Talisman Sabre.
Autoridades disseram à mídia australiana que dois MRH-90 Taipan voavam em formação e a tripulação de uma das aeronaves percebeu algo errado com seu ala que, momentos depois, acabou mergulhando nas águas. Destroços do MRH-90 foram recuperados por navios de busca que atuam na área.
O Tenente General Simon Stuart, Comandante do Exército Australiano, informou ontem que a frota de 45 helicópteros MHR-90 do Comando de Aviação do RAA está temporariamente fora de operação, até que “sejam considerados seguros”. Este foi o segundo acidente com o modelo, e a segunda vez que a frota é aterrada
Cabe lembrar que a Austrália está em meio a um processo de desativação dos helicópteros NHI MHR-90 Taipan. Questões de manutenção, logística e segurança estão entre os motivos que levaram as autoridades australianas a optar por substituir os Taipan por novos Lockheed Martin UH-60M Black Hawk (saiba mais).
O Ten Gen Stuart disse que o objetivo é manter os Taipans em serviço até 2024, mas “o que acontecerá de agora até lá, com mais este acidente, ainda não sabemos”.
@FFO