Milésimo Beechcraft T-6C Texan II. A Textron Aviation Defense anunciou no dia 12 de outubro a entrega da milésima aeronave Beechcraft T-6C Texan II e a conquista do marco de 5 milhões de horas de voo em toda a frota global de T-6. Todas as aeronaves Beechcraft T-6 Texan II são projetadas e fabricadas nas instalações da empresa em Wichita, Kansas. A Textron Aviation Defense LLC é uma subsidiária integral da Textron Aviation Inc., uma empresa da Textron Inc.
“É uma honra comemorar a milésima entrega de uma aeronave verdadeiramente lendária”, disse Ron Draper, presidente e CEO da Textron Aviation. “As forças aéreas e pilotos globais mais avançados do mundo confiam em nós para entregar uma ótima aeronave que lhes permite tornar o mundo um lugar melhor e mais seguro. Nossa força de trabalho de classe mundial vai além para projetar, fabricar, entregar e dar suporte ao principal instrutor de voo militar do mundo. É uma honra que as nações parceiras continuem confiando no Beechcraft T-6 Texan II como o padrão-ouro em capacidades de treinamento”.
O milésimo treinador de voo militar T-6 foi entregue à Força Aérea Colombiana (FAC). A frota de cinco treinadores T-6C Texan II equipa o Comando de Combate Aéreo Nº 1 (CACOM-1) com sua lista inicial de aeronaves de treinamento militar avançado Beechcraft T-6C Texan II na Base Aérea Capitan Germán Olano Moreno em Palanquero, Colômbia.
A frota global do Beechcraft T-6 Texan II Integrated Training Systems (ITS) abrange cinco variantes. Liderando a frota estão as aeronaves T-6A e T-6B do Joint Primary Aircraft Training System (JPATS) — operadas pela Força Aérea dos Estados Unidos e pela Marinha dos Estados Unidos, respectivamente. O T-6C é um treinador de voo militar para exportação e o T-6C+ é a variante armada do T-6C. Já o T-6D é operado pelo Exército dos Estados Unidos.
“Juntos, nossa equipe criou um sistema de treinamento integrado que é a capacidade mais avançada e procurada do mundo para a produção de pilotos — em particular, pilotos de 4ª e 5ª geração”, disse Tom Hammoor, presidente e CEO da Textron Aviation Defense LLC. “Nossa nação conta com o T-6 há mais de 20 anos para treinar seus alunos de voo. Antes disso, os Estados Unidos contavam com o Beechcraft T-34 Turbo Mentor, o Beechcraft T-34 Mentor e o Cessna T-37 Tweet. Isso significa que todos os pilotos do Departamento de Defesa aprenderam a voar em uma aeronave Beechcraft ou Cessna por quase 70 anos”.
A frota de 1.000 treinadores Beechcraft T-6 Texan II capacita as capacidades globais de pilotos em 13 nações e duas escolas de voo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Os operadores do T-6 incluem:
NATO Flight Training Program in Canada
· Euro NATO Joint Jet Pilot Training Program (ENJJPT) em Sheppard AFB, Texas
· U.S. Air Force Aviation Leadership Program
· U.S. Air Force, Navy, Marine Corps, Army and Coast Guard
· Marinha Mexicana e Força Aérea Mexicana
· Força Aérea da Grécia
· Força Aérea Argentina
· Força Aérea Iraquiana
· Força Aérea Israelense
· Royal Air Force
· Royal Canadian Air Force
· Royal Moroccan Air Force
· Royal New Zealand Air Force
· Força Aérea Colombiana
· Força Aérea Real Tailandesa
· Força Aérea da Tunísia
Além disso, a Força Aérea dos EUA anunciou recentemente que uma 14ª nação adquirirá o T-6C por meio de um programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS – Foreign Military Sales), alavancando os fundos de capacidade de parceria de construção de 2021 e 2022.
Fonte: Textron
@CAS