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MiG-31K armados com Kh-47M2 Kinzhal ‘revoam’ antes de atacar a Ucrânia

16 de outubro de 2025
MiG-31K armados com Kh-47M2 Kinzhal 'revoam' antes de atacar a Ucrânia. MoD UK.
MiG-31K armados com Kh-47M2 Kinzhal ‘revoam’ antes de atacar a Ucrânia. MoD UK.

MiG-31K armados com Kh-47M2 Kinzhal ‘revoam’ antes de atacar a Ucrânia. Imagens de feitas em 11 de outubro mostraram aeronaves russas MiG-31 armadas com mísseis Kinzhal realizando uma etapa de reabastecimento em voo, antes de atacar alvos na Ucrânia.

Ao reabastecer em voo essas aeronaves em vários pontos diferentes, a Força Aérea da Rússia pode variar os azimutes e o momento dos ataques, complicando o planejamento de interceptações do Patriot em torno de cidades importantes. Além disto, a Rússia mantém suas aeronaves MiG-31K longe dos eixos das ameaça ucranianas, criando um aparente eixo de proteção. O que não se quer, é que os MiG-31 sejam alvos de ataques similares aos feitos a bases russas em 31 de maio de 2025, onde vários Tu-95, Tu160 e Il-76 foram danificados ou destruídos.

Essa mudança reflete tanto a crescente vulnerabilidade a ataques assimétricos quanto a expansão do escopo das capacidades improvisadas de ataque profundo da Ucrânia, feita por drones ou sabotagens.

Ao mesmo tempo, recentemente autoridades americanas e ucranianas confirmaram interceptações de mísseis Patriot contra Kh-47M2 Kinzhals, incentivando a Rússia a variar o azimute, o momento e a energia do lançamento. Juntas, essas pressões tornam o apoio de navios-tanque um fator atrativo para o emprego de mísseis Kinzhal a partir de bases mais seguras.

As variantes MiG-31K e MiG-31I Foxhound foram modificadas especificamente para servir como porta-mísseis de longo alcance, como o míssil balístico lançado do ar Kh-47M2 Kinzhal integrado à estação central. Fontes abertas descrevem o Kinzhal como uma arma aerobalística derivada do Iskander-M, com um peso de lançamento de cerca de 4.300 kg, um comprimento de 8 metros e um alcance relatado na faixa de 1.500 a 2.000 km, dependendo do porta-mísseis e do perfil.

O Foxhound oferece uma capacidade de voar em altas altitudes e velocidades, além de uma fuselagem robusta; alguns subtipos do MiG-31 possuem uma sonda fixa a bombordo para reabastecimento em voo usando o padrão sonda e drogue do Il-78. Essa combinação resulta em um tempo de alcance do alvo rápido e uma carga útil convencional ou nuclear pesada, mantendo a opção de recuperação longe da linha de frente.

Em abril de 2024, a mídia estatal russa noticiou que o novo MiG-31I “recebeu um sistema de reabastecimento em voo”, indicando a intenção de capacitar a frota com esta capacidade.

O Kinzhal entrou em serviço em 2017, sendo apresentado publicamente em 2018; para 2018–2019, declarações russas citaram centenas de missões de treinamento, incluindo reabastecimento, e um lançamento de teste no Ártico a partir de Olenya no final de 2019. Durante a guerra em larga escala, os Kinzhal foram usados ​​repetidamente contra a Ucrânia; no entanto, a interceptação de pelo menos um por uma bateria Patriot foi confirmada publicamente em maio de 2023.

Militarmente, o apoio do Il-78 amplia o raio de combate do Foxhound, economiza combustível para subida e aceleração de alta energia antes do lançamento e aumenta a probabilidade de um Kinzhal decolar a uma velocidade e altitude favoráveis. A limitação reside na escassez de aeronaves-tanque e sua capacidade de sobrevivência; a frota russa de Il-78 Midas é limitada e deve permanecer em espaço aéreo protegido, o que, na prática, implica rotas de reabastecimento cuidadosamente planejadas dentro da Rússia.

O cenário em questão envolve tripulações de MiG-31K/I reabastecendo em território russo, mantendo-se fora do alcance das defesas da Ucrânia e, em seguida, acelerando para lançar um míssil Kinzhal.

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