MiG-31 russo abate MiG-29 Ucraniano com R-37M. Relatórios de um canal pró-Rússia no Telegram informaram que um caça MiG-29 da Força Aérea da Ucrânia foi abatido por um míssil ar-ar de longo alcance (BVRAAM) R-37M lançado a partir de um caça MiG-31 das Forças Aeroespaciais Russas (RF VKS).
A cronologia do incidente é ambígua, e nem a mídia russa, nem o canal Telegram fornecera mais detalhes. A credibilidade destas alegações é incerta, uma vez que não houve menção recente de tal incidente por parte do Ministério da Defesa russo. No entanto, tem sido relatado “encontros” entre os MiG-31 russos e os MiG-29 ucranianos.
Na verdade, desde o início da guerra, houve numerosos relatos de MiG-31 envolvidos em combates aéreos contra aeronaves ucranianas. Um incidente em outubro de 2022, um Su-24 ucranianofoi abatido por um MiG-31. Segundo fontes russas, o míssil ar-ar RVV-SD ou uma variante R-77 foi usado no embate.
Relatórios vindos da Rússia afirmam que um MiG-29 ucraniano foi alvo de um míssil R-37M. O R-37M, conhecido por seu alcance extraordinário, é um míssil do tipo BVR. Segundo relatos, o MiG-29 foi de fato atingido, mas o piloto conseguiu ejetar com segurança.
Conforme afirmado pelos Overclockers no Telegran, o avião de combate sofreu danos significativos, mas não explodiu, caindo. Cada vez mais a frota da Força Aérea da Ucrânia vem sofrendo perdas irreparáveis.
O míssil Vympel R-37, também conhecido pelo nome de relatório da OTAN AA-13 Axehead, é um míssil hipersônico ar-ar inovador de fabricação russa, conhecido por seu alcance especialmente longo. Também é conhecido por alguns nomes alternativos, como K-37, izdeliye 610 e RVV-BD, este último traduzindo como ‘míssil ar-ar de longo alcance’. Curiosamente, este míssil de alta potência evoluiu a partir do modelo R-33.
Este míssil tem um propósito específico: atingir e eliminar aviões-tanque, AWACS e outras aeronaves C4ISTAR. A Janes, uma fonte altamente confiável de informações de defesa, identificou duas versões deste míssil — o R-37 e o R-37M. Curiosamente, este último foi projetado para operar com um foguete propulsor descartável. Esse recurso permite um aumento impressionante em seu alcance, até impressionantes 300–400 km [160–220 nm].
No ano de 2023, a Rosoboronexport lançou a versão de exportação do R-37M, apelidada de RVV-BD. Este míssil possui um alcance de 200 quilômetros e sua altitude máxima de voo é de imponentes 25 quilômetros (82.000 pés). A ogiva que carrega pesa cerca de 60 kg. Para maior versatilidade, ele foi projetado para ser compatível com uma seleção de aeronaves MiG-31, MiG-35, Sukhoi Su-35 e o Sukhoi Su-57.