MiG-29 ucraniano visto com ADM-160 MALD. Um MiG-29 Fulcrum da 114ª Brigada de Aviação Tática da Força Aérea Ucraniana (UAC), recentemente foi fotografado transportando sistemas ADM-160 MALD (Miniature Air Launched Decoy) sob as asas. Foi a primeira vez que este equipamento foi visto sendo utilizado por caças da UAF.
Desenvolvido pela Raytheon Missile Systems, o ADM-160 MALD é uma munição do tipo “isca” de lançamento aéreo descartável e de baixo custo, cuja função é replicar os perfis de voo e as assinaturas radar de aeronaves ou mísseis, com o objetivo de atrair e desviar a atenção de caças e defesa aérea dos inimigos. Com um raio de alcance declarado de aproximadamente 900 km (500 milhas náuticas), a sua versão mais recente (ADM-16C) também capaz de bloquear os radares inimigos.
A entrega dos MALD para a Ucrânia nunca foi oficialmente anunciada, porém desde o ano passado imagens de destroços são divulgadas nas redes sociais, principalmente na região de Luhansk, ocupada pela Rússia. Especialistas sugerem que os ADM-160B foram usados pela UAF para atrair a atenção das defesas russas, enquanto atacava alvos de interesse com os mísseis Storm Shadow.
@FFO