MiG-29 completamente destruído por incêndio em solo. Nesta segunda-feira (23/08), um MiG-29 Fulcrum das Forças Aerospaciais da Rússia (RF VKS) foi completamente destruído por um incêndio em solo, sem causar vítimas. De acordo com o canal Baza Telegram, a aeronave passava por manutenção programada na unidade militar de Narimanov, em Astrakhan, região sudeste da Rússia.
Este foi o quarto acidente envolvendo aeronaves militares russas nos últimos dez dias.
Em 18 de agosto, outro MiG-29 foi perdido em um acidente fatal, durante um voo de rotina na área de testes de Ashuluk, região de Astrakhan, causando a morte do piloto. O site Astrakhan sugere que às condições climáticas adversas na região do Mar Cáspio tenham contribuído para o acidente, que está sob investigação da Comissão do Alto Comando das Forças Aeroespaciais do Ministério da Defesa.
Em 17 de agosto, o protótipo do bimotor Ilyushin Il-112V caiu nos arredores de Moscou, depois que o motor direito pegou fogo, durante um voo de testes. Este acidente foi filmado por testemunhas, e causou a morte do três tripulantes, entre eles o experiente piloto de testes russo, Dimitrievich Kuimov.
Anteriormente, em 14 de agosto, um jato anfíbio bombeiro Beriev BE-200 da Marinha Russa, caiu durante uma missão de combate a incêndios florestais na Turquia, matando oito tripulantes, sendo cinco russos e três turcos.
Muito embora esses acidentes tenham origens distintas, e estejam sob investigação da autoridades aeronáuticas, a mídia russa está colocando em discussão as condições de segurança das operações aéreas das forças armadas do país.
@FFO