Mianmar teria recebido dois Su-30 da Rússia. A Rússia teria entregue os dois primeiros de seis novos caças Sukhoi Su-30 para a Força Aérea de Mianmar (MAF). A informação foi divulgada por fontes militares que recentemente deixaram os quadros da MAF após o golpe de estado que destituiu o governo eleito democraticamente.
De acordo com informações da mídia local, os dois Su-30 chegaram em Mianmar durante o mês de março deste ano, juntamente com uma equipe de técnicos e instrutores russos, que treinarão os militares da MAF. A informação repassada pelas fontes é que os jatos estão em um hangar na Base Aérea da capital Naypyitaw, onde está uma parte dos militares russos, enquanto outros estão em Mandalay, na região central do país.
Em 2018 a Rússia vendeu seis caças Su-30 para Mianmar, quando os militares estavam em meio de uma ofensiva contra rebeldes da população rohingya, numa situação que as Nações Unidas chamaram de limpeza étnica.
Em julho do ano passado, noticiamos a aproximação de Moscou com os militares que tomaram o poder em Mianmar, após uma visita do Ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, a Naypyitaw.
As relações bilaterais de Mianmar com a Rússia atingiram um novo nível desde o golpe, disse o porta-voz do regime, major-general Zaw Min Tun, em agosto do ano passado. “A Rússia desempenha o papel central nos sistemas de defesa aérea de Mianmar, seguida pela China. E a cooperação entre as forças aéreas está se expandindo”, disse o porta-voz.
Ao longo dos anos, os militares de Mianmar compraram aeronaves multifuncionais MiG-29 e Su-30, aeronaves de treinamento a jato Yak-130 e aeronaves de combate leve, helicópteros de transporte Mi-17 e helicópteros Mi-24 da Rússia.
Os Estados Unidos suspenderam um acordo comercial com Mianmar até que a liderança democrática seja restaurada. Várias empresas cancelaram os seus negócios no país, incluindo uma produtora de sistemas antidrones de Cingapura, que fornecia os seus equipamentos para a polícia de Mianmar.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO