A Força Aérea de Mianmar (MAF) pretende adquirir da Força Aérea Real da Jordânia (RJAF), as duas aeronaves de transporte Airbus CASA C-295, no valor de US$ 38,6 milhões. Esta negociação com o governo de Aman, teria como objetivo superar o embargo militar que a União Européia – sede da Airbus – impõem ao país asiático por conta de perseguições à grupos étnicos locais.
O porta-voz militar de Mianmar, Major General Zaw Min Tun, disse à mídia local que as novas aeronaves de transporte jordanianas substituirão parte da frota de bimotores chineses Shaanxi Y-8. Desafetos políticos do atual governo, alertam para o fato de que os CASA C295, produzidos pela Airbus Defense and Space em Sevilha, Espanha, poderiam ser usados para o lançamento de pára-quedistas ou no deslocamento de tropas militares.
Há alguns anos, a Força Aérea de Mianmar adquiriu seis aeronaves Shaanxi Y-8D/F, todas operadas pelo 7º Esquadrão, do South Eastern SOC, com sede no Aeroporto Internacional de Yangon (VYYY). Em 07 de junho de 2017, Y-8F-200W, matrícula 5820, sofreu grave acidente acidente no mar de Andaman, matando todos os 122 passageiros e tripulantes. Desde então, os oficiais das forças armadas optaram por não comprar mais aviões de transporte da China.
@FFO