O Ministério de Terras, Infraestrutura e Transporte da Coreia do Sul (Ministry of Land, Infrastructure and Transport – MOLIT) validou em setembro de 2020 o certificado de tipo do helicóptero Mil Mi-171A2, produzido pela Russian Helicopters – uma holding da Russia’s Rostec State Corporation na planda de Ulan-Ude Aviation.
A validação do certificado do Mi-171A2 demonstra que o projeto atende aos requisitos de segurança de voo e autoriza seu uso na República da Coreia.
“A Coreia do Sul é a maior operadora estrangeira do helicóptero Ka-32 e também tem um bom histórico de uso dos modelos Mi-8/17 em operações policiais. A validação do certificado Mi-171A2 mostra que o país tem uma alta demanda e confiança nos projetos de helicópteros russos. Estou confiante de que nossos parceiros coreanos apreciarão o excelente desempenho de vôo e o moderno equipamento de bordo do Mi-171A2; as negociações sobre sua transferência já estão em andamento”, disse o diretor administrativo da Russian Helicopters, Andrey Boginsky.
O primeiro operador estrangeiro do Mi-171A2 foi a República do Cazaquistão. Além disso, seu certificado foi validado pelas autoridades de aviação da Índia e da Colômbia. Também deve ser validado na China, Brasil, México, Peru e vários outros países.
Equipados com os motores VK-2500 de alto desempenho, o Mi-171A2 tem novas possibilidades de operação em regiões de montanha e alta temperatura. Graças ao seu rotor de cauda em forma de “X” mais eficiente, um novo rotor principal com pás totalmente em material composto e um perfil aerodinâmico aprimorado, o Mi-171A2 com segue imprimir uma velocidade de cruzeiro 10% maior e uma capacidade de carga útil 25% maior do que os helicópteros Mi-8/17.
O Mi-171A2 também vem com um moderno pacote de aviônicos digitais dispostos em um glass cockpit, que permite que sua tripulação seja reduzida a duas pessoas. Dependendo das necessidades do operador, o helicóptero Mi-171A2 pode realizar missões de busca e resgate, transporte de tropas, aeromédico, carga, combate a incêndios ou transporte de passageiros tanto de dia quanto à noite e em temperaturas de -50 °C a + 50 °C.
@CAS