Mi-17 da Aviação Naval Mexicana realiza inédita missão em Cuba. Um helicóptero Mil Mi-17 da Marinha Mexicana recentemente realizou missão inédita em espaço aéreo cubano. No último dia 10 de agosto, a aeronave ANX-2200, sobrevoou a refinaria da estatal Cubapet, na província de Matanzas, para que técnicos cubanos pudessem fotografar e filmar os quatro tanques de armazenamento de petróleo incendiados após serem atingidos por um raio durante uma tempestade.
O Mi-17 chegou em Cuba no dia 09 de agosto, a bordo do Navio de Apoio Logístico “Libertador” (BAL-02), que transportou equipamentos fornecidos pelo governo mexicano em auxílio ao combate do grande incêndio que matou pelo menos 17 bombeiros cubanos e deixou mais de 60 feridos. O incêndio agravou a crise de abastecimento de combustível em toda a ilha cubana, causando cortes de energia entre seis e oito horas por dia.
O helicóptero ANX-2200 faz parte do Esquadrão Aéreo Naval 321 (ESCAN-321), com experiências em diversas missões de ajuda humanitária e combate a desastres naturais no Caribe e em diversos países da região. Embarcado no BAL-02, a tripulação do Mi-17 teve a missão de apoio aéreo aos bombeiros, levando técnicos para registrar os danos e localizar pontos onde a espuma retardante pudesse ser lançada para conter os últimos focos de incêndio nos tanques.
El buque ARM Libertador (BAL-02) de la @SEMAR_mx, llegó a la Bahía de Matanzas en #Cuba, con un helicóptero de la institución naval, para apoyar en las labores de extinción del incendio en una base de almacenamiento de crudo, en la provincia cubana de Matanzas. pic.twitter.com/jL708aeqGV
— Azteca Noticias (@AztecaNoticias) August 9, 2022
O apoio prestado pelo Mi-17 foi considerado de extrema importância para controlar e acabar com o fogo. Em um evento sem precedentes, o ANX-2200 fez história, ao pousar em uma base militar das forças revolucionárias cubanas.
#Cuba Despiden buque de la marina mexicana que apoyó labores contra 🔥 incendio en Matanzas pic.twitter.com/PGtoxTYppM
— Francisco (@Francis31877486) August 13, 2022
O México enviou para Cuba cerca de 200 militares, 45.000 litros de espuma retardante, 10 helibaldes (“Bambi Bucket”) com capacidade de 2.500 litros cada, 500 quilos de suprimentos, 300 quilos de medicamentos, 171 rolos de mangueira e duas bombas de espuma retardante. Para isso transportar todo esse pessoal e equipamentos, foram realizados 13 voos logísticos com Boeing 737 e C295 da Força Aérea Mexicana, além do BAL-02 Libertador, anteriormente mencionado.
@FFO