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México deverá adquirir dois C-130J Super Hércules

10 de janeiro de 2024
México deverá adquirir dois C-130J Super Hércules. Um dos dois antigos C-130K-30 ainda em operação na FAM (Foto ilustrativa: Roberto Tirado).
México deverá adquirir dois C-130J Super Hércules. Um dos dois antigos C-130K-30 ainda em operação na FAM (Foto ilustrativa: Roberto Tirado).

México deverá adquirir dois C-130J Super Hércules. A Força Aérea Mexicana (FAM) está prosseguindo com o seu projeto de adquirir novas aeronaves de transporte Lockheed Martin C-130J Super Hércules. A medida é necessária uma vez que a atual frota de transporte pesado da FAM está chegando ao final da sua vida útil operacional.

Em 23 dezembro passado, a Secretaria da Fazenda para o Crédito Público (SHCP) divulgou o “Programa para Fortalecer Capacidade de Transporte”, com objetivo de reunir os recursos necessários para a compra dois Lockheed Martin C-130J Super Hércules.

Atualmente o Esquadrão Aéreo 302, responsável pelas aeronaves de transporte pesado, possui uma frota com apenas dois C-130K-30 Hércules matriculados 3617 e 3618, fabricados em 1968 e um L100-30 fabricado em 1980. A previsão é que todos estejam fora de serviço até 2029. Se nenhuma ação for tomada, o Esquadrão 302 contará apenas com quatro bimotores de transporte médio Leonardo C-27J Spartan comprados em 2011, além de oito Airbus C295M/MW do Esquadrão Aéreo 301.

Desta forma, em junho de 2022 o Comando da Aeronáutica emitiu uma solicitação de orçamento para a compra de novas aeronaves de transporte. O documento detalhava as características necessárias como uma capacidade de carga entre 20 e 40 toneladas; capacidade de transporte de tropas entre 120 e 140 militares; rampa traseira; alcance entre 3.500 e 4.000 milhas náuticas; capacidade de lançamento de paraquedistas e cargas; entre outras.

Foram avaliadas três opções, o Airbus A400M Atlas, o Embraer KC-390 Millennium e o Lockheed Martin C-130J Super Hércules. O resultado concluiu que o C-130J Super Hercules atende a maioria dos requisitos necessários, além do modelo ter longo histórico na FAM, o que reduzirá custos com treinamento e manutenção, além de prazos de entrega menores.

Serão investidos US$ 281 milhões, com um ano de execução e 20 anos de operação. A expectativa é que as aeronaves sejam recebidas em 2025.

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