Metrea comprou todos 14 KC-135 da Força Aérea Francesa. A Metrea Strategic Mobility (MSM), empresa privada americana especializada em prestar serviços de reabastecimento em voo (REVO), anunciou a compra de todos os 14 Boeing KC-/C-135 recentemente desativados pela Força Aérea Espacial Francesa, ou Armée de l’Air et de l’Espace (AAE).
A aquisição inclui 11 KC-/C-135FR, que foram transferidos para a Metrea no último dia 26 de junho, três KC-135RG que serão transferidos futuramente, além de todos equipamentos associados. Essas aeronaves se juntarão a frota atual da Metrea, composta por quatro KC-135R adquiridas do governo de Cingapura.
“Com esta aquisição, a Metrea agora tem a maior frota comercial de reabastecimento em voo do mundo, inclusive mais aviões-tanque do que a maioria dos países soberanos, com exceção de apenas quatro nações”, afirmou a empresa.
A Armée de l’Air et de l’Espace Francesa recebeu seus primeiros KC-135Fs em 1964. Ao logo dos anos, a frota foi modernizada e novos turbofans CFM56 no final da década de 1980, quando foram designados KC-135FR. Além da frota original, a AAE comprou três KC-135R de segunda mão da USAF, que foram atualizados para o padrão RG com novos aviônicos e sistemas na década de 2010.
A França modernizou a sua frota de aviões-tanque com a aquisição de novos Airbus A330MRTT. Desde então, os KC-135FR foram enviados para a Base Aérea de Nimes, no extremo sul do país, onde são mantidos em preservação. A Metrea espera operar o primeiro desses aviões-tanque dentro de 30 a 45 dias e um segundo antes do final do ano.
A Metrea mantém contratos com o Comando de Aviação da Marinha dos Estados Unidos (NAVAIR), USAF, além de nações da OTAN e Aliadas. Para prestar esses serviço as aeronaves da empresa são equipadas com os sistemas de reabastecimento através de cestas e mangueiras (proble and drogue) e lança (boom).
No ano passado a Metrea, cuja sede fica em Washington, DC, atingiu vários marcos históricos como por exemplo, o primeiro REVO comercial (abril), primeiro REVO comercial de aeronaves da USAF (junho), primeiro REVO comercial com aeronaves de caça da USAF (outubro).
@FFO