Metade da frota de P-8A Poseidon da Austrália danificada por granizo. O Departamento de Defesa da Austrália (DoD) está avaliando os danos causados à sua frota de aeronaves de patrulha marítima Boeing P-8A Poseidon, a após um evento meteorológico severo ocorrido no ano passado.
Em 13 de janeiro, um porta-voz do DoD disse ao portal Janes Defense que uma severa tempestade de granizo ocorrida no sul da Austrália, danificou um número não revelado de aeronaves Poseidons. Os técnicos da Força Aérea Real Australiana (RAAF) imediatamente realizaram inspeções para determinar a extensão dos danos.
“Como resultado de um evento climático severo ocorrido em 28 de outubro de 2021, várias aeronaves P-8A Poseidon da Força Aérea Real Australiana sediadas na Base da RAAF Edimburgo, sofreram danos por granizo. Uma inspeção detalhada foi realizado para avaliar os danos e os implementar reparos. A RAAF concluiu que, apesar dos danos, as suas capacidades operacionais não foram afetadas, e salientou que possui aeronaves suficientes para atender quaisquer necessidades”, disse o DoD.
Embora o departamento não tenha dito quantos P-8A fora afetados, o portal especializado Janes Defense tem informações que pelo menos seis das 12 aeronaves da RAAF foram danificadas. Apesar de metade da frota aparentemente ter sido afetada, a RAAF teria sofrido um impacto mínimo nas operações como resultado da tempestade de granizo.
A RAAF Edimburgo, situada na região de Adelaide, abriga várias unidades, incluindo o 11 Squadron, da 92 Wing, responsável por operar a frota P-8A Poseidon. Na estação também estão os AP-3C orion do 10 Squadron, mas não houve nenhuma menção sobre danos nessas aeronaves.
Atualmente a frota da RAAF está composta por 12 P-8A, matriculados de A47-001 à A47-012. O governo australiano tem encomendado para a Boeing mais duas aeronaves adicionais.
@FFO