A empresa privada, Meta Aerospace, adquiriu quatro aeronaves Boeing KC-135R Stratotanker, que voaram anteriormente na Força Aérea da República de Cingapura (RSAF – Republic of Singapore Air Force). A empresa informou que a primeira aeronave já chegou na base aérea March Air Reserve, Califórnia, e os demais chegarão em novembro próximo.
“Com serviços prestados na área de defesa e experiência em mobilidade aérea, esses quatro KC-135R permitirão que a Meta ofereça reabastecimento em voo de acordo com as necessidades dos nossos clientes e do Governo dos Estados Unidos”, informou a empresa.
Os quatro KC-135R ex. RSAF, são jatos fabricados no início dos anos 1960, e que serviram à USAF até o final do anos de 1990, quando foram adquiridos pelo Governo de Cingapura. Antes de serem entregues para a RSAF, todos foram remotorizados, passando dos antigos turbojatos Pratt & Whitney JT3 para novos turbofans CFM International CFM56. Durante o tempo que serviram a Força Aérea de Cingapura, eles foram alocados no Esquadrão 112, com sede na Base Aérea de Changi (WSAC). Com a chegada dos seis novos Airbus A330 MRTT, eles foram retirados de serviço em junho de 2019.
Todos os KC-135R da Republic of Singapore Air Force:
RSAF 750 (c/n 18626/T0665), entregue à RSAF: JAN/2000 (ex. USAF 63-8009)
RSAF 751 (c/n 18232/T0547), entregue à RSAF: MAI/1999 (ex. USAF 61-0325)
RSAF 752 (c/n 17942/T0357), entregue à RSAF: DEZ/1999 (ex. USAF 59-1454)
RSAF 753 (c/n 18633/T0672), centregue à RSAF: MAR/2000 (ex. USAF 63-8016)
A Meta Aerospace é uma empresa que atua nos segmentos aeroespacial, defesa e segurança da informação. Segundo os seus diretores, a empresa entrega soluções inovadoras mediante a desafios assumidos. A sede da empresa fica em Washington D.C., e possui em seus quadros mais de 600 funcionários.
Em março passado, a USAF publicou um documento informando a necessidade de contratar serviços privados de reabastecimento em voo para as suas unidade de caça, com 5.000 horas de voo e aproximadamente 1.100 missões anuais. Várias empresas expressaram interesse, incluindo a Lockheed Martin e a Airbus Defense, com uma oferta de MRTT.
O anúncio demonstrou que o Governo Americano está procurando ampliar o número de aeronaves reabastecedoras em sua frota, visando principalmente um rápido deslocamento de aeronaves de combate para a região do Pacífico, em caso de conflito com a China. A disponibilidade de aeronaves reabastecedoras na frota operacional, está diretamente afetada pelos atrasos nas entregas dos novos Boeing KC-46A Pegasus.
@FFO