Mergulhadores encontram Osprey da USAF acidentado no mar no Japão. Mergulhadores americanos e japoneses descobriram destroços e restos mortais de cinco tripulantes da aeronave CV-22B Osprey da USAF que caiu na semana passada no sudoeste do Japão, matando todos a bordo. O anúncio foi feito pela USAF no dia 4/12.
O CV-22B Osprey com oito tripulantes americanos caiu dia 29 de novembro na ilha de Yakushima durante uma missão de treinamento. O corpo de uma vítima foi recuperado e identificado.
O Air Force Special Operations Command (AFSOC) da USAF disse que dois dos cinco restos mortais recém-localizados foram recuperados, mas suas identidades ainda não foram determinadas. A operação conjunta de busca entre EUA e Japão continua trabalhando para recuperar os restos mortais de outros três tripulantes dos destroços, bem como de dois outros tripulantes ainda desaparecidos.
“A principal prioridade é trazer os aviadores para casa e cuidar de seus familiares. O apoio e a privacidade das famílias e entes queridos afetados por este incidente continuam a ser a principal prioridade do AFSOC”, afirmou a USAF num comunicado.
A única vítima confirmada é o sargento do Estado-Maior da Força Aérea. Jacob Galliher, de 24 anos, natural de Pittsfield, Massachusetts. Galliher, que se alistou na USAF em 2017 e tornou-se linguista aerotransportado especializado em mandarim, designado para as unidades de operações especiaisno Pacífico.
O Bell Boeing Osprey, é uma aeronave híbrida (tiltrotor) é uma aeronave militar multifunção, capaz de realizar pousos e decolagens verticais (VTOL) e em terreno curto (STOL). Ele é uma aeronave híbrida, que mistura as características de um avião e um helicóptero. As unidades de operações especiais da USAF usam o CV-22B para entrar e sair de áreas sem pistas estabelecidas, onde aviões de asa fixa podem não conseguir pousar com tropas e suprimentos.
O Comando de Operações Especiais da USAF disse que o CV-22B perdido era um dos seis implantados na Base Aérea de Yokota, designado para a 353rd Special Operations Wing. A aeronave partiu da Marine Corps Air Station Iwakuni, na província de Yamaguchi. Ela caiu a caminho da Base Aérea de Kadena, em Okinawa.
@CAS