O Ministério da Defesa, por meio da Força Aérea Brasileira, inaugurou nesta terça-feira – dia 18 de agosto de 2020, a Estação Radar de Vigilância Aérea em Corumbá/MS. Essa inauguração faz parte do processo de modernização da rede de radares de vigilância do Sistema do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).
A cerimônia foi presidida pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, e contou com a presença o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo. Eles inauguraram a placa alusiva à Estação Radar de Corumbá.
“Hoje é um dia significativo. A parceria do Ministério da Justiça e do Ministério da Defesa é operacionalizada pela Força Aérea Brasileira. A inauguração do primeiro dos quatro radares para fazer a cobertura e a vigilância da fronteira de Mato Grosso do Sul é um marco e um avanço para defender o espaço aéreo brasileiro”, ressaltou Fernando Azevedo.
A Estação Radar traz benefícios tanto para o controle civil de aeronaves quanto para a defesa aérea. O Presidente Bolsonaro falou do benefício da estrutura para o enfrentamento ao tráfico de drogas.
“O que estamos inaugurando aqui ajudará e muito a nossa Polícia Federal e nossa Polícia Rodoviária Federal no combate a ilícitos, em especial ao tráfico de drogas e armas ilegais”, destacou.
O Presidente ativou a Estação Radar ao utilizar o equipamento para fazer contato com a primeira aeronave monitorada pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo II (Cindacta).
O controle das aeronaves pela Estação Radar proporciona maior vigilância do espaço aéreo na região de fronteira do Brasil com Paraguai e Bolívia, já que potencializa a identificação de aviões voando em baixas altitudes. O combate ao narcotráfico e as ações de policiamento aéreo são otimizadas com o uso das tecnologias disponíveis nesse controle. Os radares são fabricados nacionalmente, por empresa de São Bernardo do Campo/SP, fator que agiliza procedimentos de assistência técnicas pelo fabricante.
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez enfatizou o uso do equipamento como medida de proteção eletrônica.
“O dia de hoje marca a importância dada pelo governo brasileiro à defesa da soberania e de suas riquezas. Nossa fronteira sudoeste é o símbolo da natureza idônea, onde estão o bioma pantanal, extraordinário patrimônio híbrido, a terceira maior reserva de minérios de ferro e a segunda maior de manganês do Brasil”, disse ele, enfatizando que são riquezas que despertam interesses e devem ser protegidas.
A Estação Radar de Corumbá é a primeira de três estações a serem implantadas na fronteira oeste do Brasil. Para aumentar a eficiência no trabalho de combate a atividades ilícitas, os municípios de Porto Murtinho e Ponta Porã, no mesmo estado, serão os próximas a receberem o equipamento. Dessa forma, toda a fronteira de Mato Grosso do Sul com os países vizinhos ficará coberta.
Ao término da cerimônia, os presentes acompanharam simulação de ação de apreensão de aeronave suspeita. Na demonstração, após o pouso do avião interceptado (C-98A FAB 2743 do 5º ETA – “Esquadrão Pégaso”), operadores do grupo de pronta intervenção, formado por policiais treinados para atuar em ações de alto e altíssimo risco, se aproximam para abordagem, algemam os suspeitos e os levam em viatura. Em situações similares, a Polícia Federal apreende drogas e desmonta organizações criminosas.
A solenidade ainda contou com o Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, a Senadora Soraya Thronicke, o Chefe do Estado Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, deputados federais e autoridades civis e militares.
@FFO