No último dia 26 de fevereiro, o Ministro da Defesa (MD) a Bulgária, Sr. Krasimir Karakachanov, realizou uma visita à Base Aérea 22 de Bezmer (LBIA), da Bulgarski Voenno Vzdushnu Sili, ou Força Aérea Búlgara (BVVS). No local, o Ministro e Oficias da Aeronáutica inspecionaram a linha de voo, onde encontraram oito aeronaves Sukhoi Su-25K Frogoot, recentemente modernizadas e operacionais.
“Esta sexta-feira é um bom dia para a nossa aviação. No Aeroporto de Bezmer, temos oito aeronaves Su-25 em plena condição de combate. Há dois anos, tínhamos a possibilidade de não ter nenhum deles nessas condições. Um exército não se constrói com conversa política vazia. Por muitos anos, não tivemos oito aeronaves SU-25 prontas para o combate. É uma máquina absolutamente compatível com as necessidades da aviação da OTAN. Muitos céticos diziam que não precisamos de velhos aviões “russos”. Sempre pensei que nossos aviões não podem ser descritos como “russos”, uma vez que são pagos pelos búlgaros, então eles são búlgaros””, disse o Ministro Karakachanov.
Em dezembro de 2018 o Ministério de Defesa búlgaro assinou um contrato de U S$49,2 milhões com a 558th Aviation Repair Plant (558th), localizada em Baranovichi, Belarus. O objetivo foi a revisão de oito Su-25 Frogfoot (seis monoplaces e dois biplaces), cuja vida útil estavam certificada para 40 anos, sendo que a após a revisão, as aeronaves terão uma extensão de 10 anos nas suas operações.
O primeiro Su-25K atualizado foi entregue em 21 de setembro de 2020 e o oitavo e último chegou na Bulgária em 11 de fevereiro de 2021, todos atualizados e configurados com uma interessante camuflagem digital em tons de verde e castanho. Os Su-25K/UBK da BVVS compõem o Esquadrão 1/22 Shturmova Avio Eskadrila, da Ala 22 Shturmova Aviacionna Basa (22.ShtAB), sediados em Bezmer.
@FFO