MD argentino visita instalações da FAA em Córdoba. Em 13 de maio, o Ministro da Defesa da Argentina, Agustín Rossi, visitou unidades logísticas da Área Material de Río IV, da Força Aérea Argentina (FAA), e do Batalhão de Arsenais 604 do Exército Argentino (EA), ambos localizados na Província de Córdoba. A vistoria ocorreu no âmbito da Operação Belgrano I e II de assistência humanitária e sanitária implantada desde o início da pandemia COVID-19.
Na Área Material de Río IV da FAA, o ministro destacou a capacidade técnica e importância da unidade, principalmente na recuperação e modernização dos sistemas de armas existentes. Rossi falou sobre a recente aquisição de 10 bimotores Beechcraft TC-12B Huron dos EUA, que junto com o novo Boeing 737NG “Isla Malvinas”, amplia a capacidade de transporte de passageiros e cargas da FAA. Desta forma, o Ministro destacou que a manutenção dos Huron, serão realizadas pela unidade de Córdoba.
Durante a visita aos hangares da Área Material de Río IV, o ministro conheceu o trabalho dos técnicos nos programas de Inspeções e Recuperação dos A-4AR Fightinghawk e do Learjet “T-23”, além da modernização dos Embraer T-27 Tucano, e outras oficinas e departamentos da unidade.
Na sequência, a delegação deslocou-se para o Batalhão de Arsenais 604 “Tenente Coronel José María Rojas” do Exército Argentino, localizado na cidade de Santa Catalina, onde conheceram o Sistema de Segurança e Monitoramento e a empresa de manutenção de munições.
No âmbito da Operação General Belgrano I e II implantada por estas unidades militares conjuntas, que compõem a Zona de Emergência de Córdoba, foram realizadas mais de quatro mil missões, desde o controle de isolamento social, distribuição de alimentos, transporte de amostras biológicas, apoio à vacinação, entre outros, através de diversos meios de transporte terrestres e aéreos.
@FFO