No mesmo dia 25 de janeiro de 2021 em que a França e a Grécia oficializaram a venda de 18 caças Dassault Rafale, que equiparão a Hellenic Air Force (Força Aérea Grega), outro importante acordo foi oficializado entre os dois países, como parte de um grande acordo para vender equipamento militar francês à Grécia.
Trata-se da conclusão de um contrato assinado entre o Diretor Geral de Investimentos de Defesa e Armamentos do Ministério da Defesa da Grécia Detentor Geral Theodoros Lagios e o Diretor Executivo da MBDA Eric Béranger, para o fornecimento de armamento para os novos Rafales gregos.
O encontro em Atenas aconteceu na presença da Ministra das Forças Armadas da França, Florence Parly, e do Ministro da Defesa da Grécia, Nikolaos Panagiotopoulos. Segundo a MBDA, os Rafale receberão um lote de mísseis de cruzeiro SCALP, mísseis antinavio AM39 Exocet, mísseis ar-ar MICA e mísseis BVR Meteor.
Os Rafale vão se beneficiar da forte semelhança como o Mirage 2000 e o Mirage 2000-5 atualmente em serviço na Força Aérea da Grécia e poderão operar os armamentos de forma conjunta.
“A assunção deste acordo abre uma nova página na nossa relação com a Grécia, que temos há mais de meio ano. O país foi o primeiro cliente do míssil Exocet em 1968, demonstrando grande confiança em nossas empresas predecessoras. Essa confiança foi renovada por dois anos e a página é renovada novamente. É nosso dever fazer todo o possível para continuar a cumprir esta confiança no futuro”.Para Eric Béranger – CEO da MBDA
@CAS