MBDA recebe contrato para o Sea Viper Evolution. A MBDA recebeu três contratos no valor de cerca de £ 400 milhões para impulsionar e sustentar o sistema de defesa aérea de área Sea Viper, o principal vetor de proteção dos destróieres Tipo 45 da Royal Navy (RN).
Dois contratos, denominados Sea Viper Evolution, permitirão aos Destroyers Tipo 45 defender o Carrier Strike Group — capitaneados pelos Porta-Aviões da Classe Queen Elizabeth, contra mísseis balísticos antinavio (ASBMs). Um terceiro contrato fornecerá um suporte em serviço (ISS) estendido e aprimorado para o Sea Viper por mais cinco anos.
A MBDA é o principal contratante e autoridade de projeto do sistema de armas Sea Viper, incluindo o sensor (radar), o sistema de comando e controle e o míssil. O contrato ISS continuará a se basear na abordagem pioneira baseada em dados da MBDA, para otimizar a disponibilidade de estoques, garantindo que a RN tenha armas prontas no momento que necessitar.
Scott Jamieson, Diretor Geral do negócio de Serviços Marítimos da BAE Systems, disse:
“Nosso negócio de Radar está entusiasmado por trabalhar com a MBDA na atualização do Sea Viper Evolution para nosso Radar SAMPSON a bordo dos Destróieres Tipo 45 do Reino Unido. Esta nova capacidade constituirá um elemento-chave do programa de defesa contra mísseis balísticos marítimos do Reino Unido”.
Chris Allam, Diretor Geral da MBDA UK, disse: “Esses contratos farão do Sea Viper o sistema de defesa aérea naval mais capaz já desenvolvido para a Marinha Real em nossos 60 anos de história como o principal fornecedor de sistemas de defesa aérea da Marinha. Eles também verão o Reino Unido reforçar ainda mais a cooperação com a França e a Itália através da MBDA, juntando-se ao programa Aster 30 Bloco 1, dando ao Reino Unido a capacidade de derrotar mísseis balísticos antinavio”.
O Principal Sistema de Mísseis Antiaéreos (PAAMS — Principal Anti-Air Missile System) é um programa conjunto desenvolvido pela França, Itália e Reino Unido para um sistema integrado de guerra antiaérea. O contratante principal é a EUROPAAMS, uma joint venture entre a Eurosam (66%) e a UKAMS (33%). No Reino Unido, o PAAMS recebeu a designação Sea Viper. O sistema equipa as fragatas da classe Horizon em serviço na França e Itália, bem como nas Type 45 da RN.
O PAAMS foi projetado para rastrear, atingir e destruir uma variedade de ameaças aéreas de alto desempenho, incluindo ataques de saturação de altitude muito baixa, mísseis de cruzeiro supersônicos, aviões de combate e UAVs. O PAAMS pode lançar oito mísseis em menos de 10 segundos e guiar simultaneamente até 16 mísseis.
O principal elemento do Sea Viper Evolution será que os mísseis Aster 30 existentes na RN. O radar multifuncional Sampson do Type 45 e o sistema de gerenciamento de combate também serão atualizados.
Uma equipe integrada da MBDA no Reino Unido, França e Itália está conduzindo o trabalho em conjunto com a BAE Systems Maritime Services. A segunda parte do Sea Viper Evolution será uma fase de avaliação que avalia a adição do novo míssil Aster 30 Block 1NT as Type 45, bem como melhorias adicionais no radar e no sistema de armas.
@CAS