MBDA realizou o primeiro lançamento do míssil CAMM-ER. A MBDA Missile Systems realizou com sucesso o disparo do míssil de defesa aérea CAMM-ER (Common Anti-air Modular Missile Extended Range) contra um alvo em manobra, confirmando a excelente capacidade do sistema da família CAMM. O disparo ocorreu em um estande de tiro italiano, segundo uma nota divulgada pela empresa na semana passada.
O CAMM-ER é o míssil de alcance estendido da família de sistemas de defesa aérea CAMM de nova geração. Todos os membros da família compartilham o mesmo radar de busca ativa de última geração, sistema “soft” de lançamento, e motores desenvolvidos pela AVIO com alcance estendido acima de 40 km.
O CAMM-ER foi projetado para substituir os Aspide no Sistema de Defesa Aérea Média Avançada (MAADS – Medium Advanced Air Defence System) da Aeronautica Militare Italiana (AMI), e do sistema de defesa aérea GRIFO, do Exército Italiano. O CAMM-ER é o míssil que será usado no sistema Albatros NG, que fornece uma solução de defesa aérea naval (NBAD – Naval Based Air Defence) otimizada, desenvolvido para aprimorar as capacidades de defesa das frotas navais.
A MBDA Systems é o único grupo de defesa europeu que desenvolve mísseis para atender as necessidades atuais e futuras, para as forças armadas terrestres, marítimas e aéreas. Com a presença em cinco países europeus e nos EUA, em 2020 a MBDA alcançou uma receita de €3,6 bilhões, além de uma carteira de pedidos de €16,6 bilhões. A empresa oferece uma gama de 45 sistemas de mísseis e produtos de contramedidas, além de 15 novos produtos atualmente em desenvolvimento. A MBDA Systems é uma empresa de propriedade conjunta da Airbus (37,5%), BAE Systems (37,5%) e Leonardo (25%).
Fonte: MBDA