MBDA inicia os testes com o LDEW — 1ª arma laser britânica. O programa Laser Directed Energy Program (LDEW) do Reino Unido, liderado pela MBDA, iniciou com sucesso uma série de testes para provar a precisão e o poder da nova arma a laser.
O primeiro desses testes foi recentemente conduzido pelo consórcio Dragonfire — uma parceria entre o Ministério da defesa do Reino Unido e as empresas MBDA, Leonardo, QinetiQ e Dstl. O ensaio foi em baixa potência e provou que o sistema pode rastrear com sucesso alvos aéreos e marítimos com uma precisão excepcionalmente alta.
O êxito abriu o caminho para a próxima fase de ensaios, que será o primeiro para a indústria do Reino Unido ao realizar um teste de laser estático de alta potência, mantendo a precisão do ponto de mira. O passo seguinte será juntar os resultados desses dois testes, combinando a precisão de rastreamento e o laser de alta potência, engajando alvos em cenários operacionais.
“O sucesso desses testes é um passo fundamental no desenvolvimento de armas de energia dirigidas a laser. É o culminar de muito trabalho duro das equipes, superando a interrupção devido ao COVID e os desafios técnicos do uso de inovações exclusivas da Dragonfire, que estão testando os limites do que é fisicamente possível no domínio das armas a laser” — Chris Allam, diretor administrativo da MBDA UK.
O desafio essencial de um sistema LDEW é controlar e focar com segurança a alta potência do laser em um ponto extremamente preciso, a longas distâncias. O teste de rastreamento foi um excelente ensaio dos componentes do sistema de busca. Este teste usou um laser de baixa potência da QinetiQ, um diretor de feixe da Leonardo e a tecnologia de controle e processamento de imagem da MBDA para facilitar o apontamento e o rastreamento ultraprecisos, que serão necessários para gerar o efeito de dano quando um laser de alta potência for usado.
Fonte: MBDA.
@CAS