• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

MBDA inaugurou escritório regional no Brasil

5 de dezembro de 2024
MBDA inaugurou escritório regional no Brasil (Foto: MBDA).
MBDA inaugurou escritório regional no Brasil (Foto: MBDA).

MBDA inaugurou escritório regional no Brasil. A MBDA, fabricante europeia de mísseis, busca fortalecer os laços com a Base Tecnológica e Industrial de Defesa (DTIB) brasileira e contribuir ainda mais para a modernização das Forças Armadas brasileiras. Com esse objetivo, a empresa inaugurou oficialmente em 28 de novembro, a subsidiária local MBDA Brasil, sediada no Rio de Janeiro (RJ).

Este escritório regional no Brasil também comercializará produtos MBDA em outros países da América do Sul. O grupo MBDA é uma joint venture entre a francesa Airbus (37,5%), a britânica BAE Systems (37,5%) e a italiana Leonardo (25%).

De acordo com Patrick de La Revelière, presidente da MBDA Brasil, o escritório regional inicialmente terá 15 profissionais e, eventualmente, poderá realizar a manutenção de sistemas de mísseis existentes no Brasil por meio da transferência de tecnologia de sua empresa controladora.

Míssil MBDA Meteor utilizado pelos F-39 Gripen da FAB (Foto ilustrativa: MBDA).
Míssil MBDA Meteor utilizado pelos F-39 Gripen da FAB (Foto ilustrativa: MBDA).

“Não só queremos fortalecer as parcerias já estabelecidas, como também fomentar novas cooperações tecnológicas com as indústrias brasileiras. O nosso desafio é criar no Brasil um núcleo de engenheiros, trabalhando em colaboração com seus correspondentes na Europa, para trazer tecnologia e aumentar a soberania nacional. Com isso, podemos aprimorar nosso trabalho, oferecendo soluções sob medida para atender a todas as necessidades das Forças Armadas. O Brasil é a sétima potência econômica mundial, e estar no país é de extrema relevância para a MBDA”, enfatizou La Revelière, que também é Vice-Presidente da MBDA na América Latina e no Canadá.

Míssil antinavio MBDA Exocet AM39 Block 2 Mod 2 lançado por um AH-15B Super Cougar da Marinha do Brasil (Foto: MB).
Míssil antinavio MBDA Exocet AM39 Block 2 Mod 2 lançado por um AH-15B Super Cougar da Marinha do Brasil (Foto: MB).

A MBDA registrou vários contratos com as Forças Armadas Brasileiras nos últimos anos, incluindo mísseis ar-ar Meteor para o caça F-39 Gripen, míssil antinavio Exocet AM39 Block 2 Mod 2 para o helicópteros AH-15B Super Cougar, míssil Exocet SM39 Block 2 Mod 2 para submarinos da classe Riachuelo e o sistema de defesa antimísseis superfície-ar Sea Ceptor para fragatas da classe Tamandaré.

As quatro fragatas da classe Tamandaré, programadas para serem comissionadas entre 2025 e 2029 para o Comando da Força de Superfície, também serão equipadas com lançadores de mísseis ITL 70A B3 e MLS (Maritime Launching System) da MBDA.

Míssil MBDA Enforcer Air lançado pelo VANT Nauru 1000C (Arte: Leandro Casella).
Míssil MBDA Enforcer Air lançado pelo VANT Nauru 1000C (Arte: Leandro Casella).

A MBDA tem trabalhado com a especialista local em veículos aéreos não tripulados (VANT) XMobots desde 2022 para integrar seu míssil multifuncional de precisão lançado do ar Enforcer Air ao VANT de asa fixa de decolagem e pouso vertical (VTOL) Nauru 1000C.

Fonte: Janes

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login